1/8/2019

17 ameaças ocultas para o coração Professor da FCM/Santa Casa é entrevistado pelo Portal Saúde

Muito além de pressão e colesterol altos, há um monte de perigos ao sistema cardiovascular escondidos por aí. Hora de desvendá-los. O biomédico Gabriel Pires, da Faculdade deCiências Médicas da Santa Casa de São Paulo, em reportagem do Portal Saúde, discorre sobre um deles: Dormir mal.

Leia o trecho:
É natural a gente ficar pilhado e não conseguir pregar os olhos uma noite ou outra. Na contramão, a insônia é uma coisa bem mais séria.

“Trata-se da dificuldade para iniciar e manter o sono ou despertar antes do desejado por três vezes na semana durante três meses”, define o biomédico Gabriel Pires, da Faculdade deCiências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

O ponto é que a falta de descanso anda de mãos dadas com o estresse e a ansiedade. Esses dois fatores, na sequência, induzem danos aos vasos e ao músculo cardíaco, até o ponto em que o sistema inteiro começa a pifar.

Tem solução?
Procure um médico se o encontro com o colchão e o travesseiro anda turbulento demais. Se o distúrbio for diagnosticado, há uma série de opções de tratamento. Só não vá se medicar por conta própria. Errar no tipo de remédio ou na dose traz sérias consequências, como o efeito rebote.

Pessoas que dormem menos de cinco horas por noite têm um risco de desenvolver hipertensão 520% maior!

Leia reportagem completa aqui.