27/5/2019

4º Simpósio de Tecnologia em Saúde e 3º Evento Científico dos Cursos de Graduação em Tecnologia Tema geral foi “Inovações Tecnológicas na Saúde”.

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) realizou, dia 25/5/2019, o 4° SIMPÓSIO DE TECNOLOGIA EM SAÚDE e o 3° EVENTO CIENTÍFICO DOS
CURSOS DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA, sob o tema geral “Inovações Tecnológicas na Saúde”. Fotos do evento e aqui .

As atividades tiveram como público-alvo Tecnólogos em Sistemas Biomédicos e Radiologia, Médicos, Estudantes e Profissionais das áreas de Engenharia, Saúde e demais interessados no tema.

Após a cerimônia de abertura coma participação de representantes da Diretoria dos Cursos de Tecnologia, do Corpo Docente e Corpo Discente dos Cursos de Tecnologia em Sistemas Biomédicos e Radiologia, foi realizada a palestra “Como a Impressão 3D pode contribuir com a área da Saúde?”, com o engenheiro Arnaldo Berger, Diretor Comercial da empresa TechCD. “Modelos anatômicos realistas e bio-modelos com tecnologia 3D traze, múltiplos benefícios, por exemplo, no planejamento cirúrgico, possibilitando maior previsibilidade e segurança”, afirmou.

“Tecnologia Salvando Vidas” foi tema da Dra. Adriana Mallet e de Anderson Scaloni, CEO e CTO da SAS Smart Brasil. Eles apresentaram o Emergência APP, um sistema inteligente de prevenção de acidentes que trata de diversos temas, como localização de acidentes de trânsito e de suas consequências. “Nossos serviços hoje são demorados, imprecisos e com baixa acessibilidade para os mais tipos de deficiência. Na saúde o tempo é crucial. O padrão platina é estar junto da pessoa acidentada em 10 minutos e que esteja num local de atendimento em 1 hora”, explicou.

Houve ainda palestras sob dois temas guarda-chuvas: Inovação Tecnológica e Engenharia Clínica.

Sobre Inovação tecnológica, falou-se de A Digitalização e a Industrialização na Saúde – Gelson Campanatti Junior – Executivo de Negócios e Projetos de Inovação da empresa Siemens Healthineers; Telemedicina 4.0: Visão geral – Enf. Paula Regina Tavares Vieira – Especialista de Produtos da Micromed; e Aplicações e perspectivas da impressão 3D na Saúde – MSc. Santiago Gutiérrez – Engenheiro Biomédico da 3D Criar

Sobre Engenharia Clínica, os assuntos foram: Acreditação Hospitalar e Gestão Informatizada de Engenharia Clínica – Eng. Ana Cristina Gomes Ribeiro – Engenheira de Vendas da empresa Neovero; Engenharia Clínica 4.0 – Adaptação para Evolução ou Sobrevivência? – Eng. Milton Colontonio Jr. -Prof. Pós-Graduação em Engenharia Clínica da UNICAMP e Coord. Enga. Clínica da Beneficência Portuguesa de SP (BP); e Princípios de Densitometria Óssea – Tecg. Sergio Luis da Rocha – Especialista e Instrutor de Treinamentos Técnicos para América Latina da General Electric Healthcare.

A Coordenação e Organização foi de Prof. Sérgio Bittencourt; Prof. Rodrigo Oliveira  (na foto que ilustra esta página encerrando o evento); Oscar D’Ambrosio; e Alunos dos Cursos de Tecnologia em Sistemas Biomédicos e Radiologia.

A Realização foi dos Cursos de Tecnologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), cuja mantenedor é a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho.