12/5/2020

A importância da enfermagem para tratamento e sua recuperação Depoimento de Aline Roma sobre os profissionais de Enfermagem ocorreu em evento promovido por Liga do Curso da FCMSCSP

Para lembrar a importância da Semana da Enfermagem, celebrada de 12 a 20 de maio de 2020, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo apresenta algumas de suas ações de ensino, pesquisa e extensão de destaque.

Durante a Mesa Redonda “Desafios do Enfermeiro em cardiologia no Século XXI” promovido pela Liga Acadêmica de Enfermagem Cardiológica (LAEC) da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), em 13/11/2029, a jornalista Ariane Roma deu um tocante depoimento.

Enfermagem na saúde e na doença! Gratidão! Esta é a palavra para expressar o sentimento de Ariane Roma pelos profissionais de Enfermagem!

O evento teve a participação dos enfermeiros Ana Paula de Almeida Moraes, Ezequiel Oliveira e Léa Jesus Andrade, além das docentes Luciana Cardoso e Rosimeire Ângela Q. Soares, que debateram a profissão hoje, principalmente para os recém-formados.

O evento teve ainda a participação especial da jornalista Ariane Roma. que, após o nascimento de sua segunda filha, ela contraiu miocardiopatia pós-parto, uma doença rara que causa insuficiência cardíaca com necessidade de transplante de coração.

Como nenhum coração seria compatível com Ariane — ela tem excesso de anticorpos, o que rejeita qualquer órgão transplantado —, seus médicos decidiram que um coração artificial deveria ser transplantado. A cirurgia aconteceu em fevereiro e ela batizou o novo órgão carinhosamente de “Eddie”, em homenagem ao vocalista da banda Pearl Jam.

Em sua fala, Ariane destacou o papel da enfermagem. “Uma cirurgia complexa como a minha envolve muitas horas de internação. E, nesses momentos, as enfermeiras são essenciais, tanto nos aspectos clínicos como no psicológico, dando orientações fundamentais, acompanhando questionamentos e compartilhando desabafos e momentos de alegria.”

Veja entrevista com Ariane Roma aqui.

Conheça outras ações do Curso de Enfermagem da FCM/Santa Casa: http://fcmsantacasasp.edu.br/semana-da-enfermagem-2020/