2/12/2019

Professor da FCM/Santa Casa é premiado pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias Cássio Silveira é um dos organizadores do livro “Migração, Refúgio e Saúde”, que ficou em 2º lugar na categoria Ciências da Vida do Prêmio ABEU 2019

Fotos disponíveis para download no Flickr da FCM/Santa Casa de SP

Os autores dos livros acadêmicos finalistas do 5º Prêmio ABEU (Associação Brasileira das Editoras Universitárias) reuniram-se, dia 22 de novembro, em São Paulo, para o anúncio dos vencedores de cada uma das oito categorias. O anúncio foi feito durante cerimônia na Unibes Cultural, após coquetel de boas-vindas.

O evento de premiação teve início com a fala da presidente da ABEU, professora Rita Virginia Argollo, que destacou o empenho e cooperação entre as universidades públicas e privadas diante das restrições que este ano trouxe às instituições de ensino superior. “O Prêmio ABEU 2019 é um reconhecimento simbólico pelo esforço hercúleo dos pesquisadores”, definiu.

Cássio Silveira, professor adjunto do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Santa Casa de São Paulo e coorganizador da obra “Migração, Refúgio e Saúde”, publicada pela editora Leopoldianum, recebeu o segundo lugar na categoria Ciências da Vida. O livro foi organizado em conjunto com Denise Martin, professora da Universidade Católica de Santos e do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo; e Alejandro Goldberg, professor do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa.

O livro traz pesquisas recentes que revelam o impacto do fenômeno migratório na saúde coletiva. “Trata-se de uma realidade que precisa ser abordada a fim de que políticas de inclusão na saúde possam, de fato, ser efetivas”, defende Silveira. Os trabalhos mostram os perigos da falta de preparo, preconceito e xenofobia, mas também a possibilidade de acolhimento e transformação. “São desafios globais, cujas experiências locais nos dão indicação de caminhos a serem percorridos”, afirma o pesquisador e professor da FCM/Santa Casa de SP.

Saiba mais:

Lista de vencedores do 5º Prêmio ABEU

Mais fotos do evento

Vanessa Krunfli Haddad