21/11/2019

Abordagem multifacetada é essencial para prevenção do uso de drogas ilícitas por estudantes adolescentes Conclusão é de artigo a ser publicado na revista Arquivos Médicos da FCM/Santa Casa

Diante da diversidade de características encontradas no uso de drogas ilícitas por estudantes adolescentes, ações isoladas de prevenção do consumo de drogas e promoção à saúde dificilmente terão o impacto desejado, pois é necessário que haja uma abordagem multifacetada que envolva o ambiente escolar, familiar e social dos adolescentes.

Nesse sentido, a escola surge como campo de ação ideal para a implementação de práticas preventivas desde que com maior comprometimento e participação financeira dos setores público e privado, principalmente em relação ao uso de álcool e tabaco, que se apresentam como os principais fatores de risco para experimentação e uso de drogas ilícitas.

Esse é a principal conclusão de estudo aprovado para publicação na revista Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

O objetivo da pesquisa foi conhecer as características dos estudantes que fazem uso de drogas lícitas e ilícitas, identificando os fatores biopsicossociais relacionados ao uso de drogas entre os estudantes e verificar as possíveis estratégias frente ao uso de drogas em estudantes.

O estudo é uma revisão de 15 artigos encontrados em base de dados pré-determinadas utilizando-se dos descritores “estudantes” e “drogas ilícitas” cruzados. A partir dos dados tabulados foram feitas análise descritiva e qualitativa dos fatores levantados e análise qualitativa dos resultados dos artigos. Observou-se maiores prevalências de associações dos estudantes e drogas ilícitas com tabagismo (27%), etilismo (20%), relacionamento parental conflituoso (13%), escolas públicas (13%) e não participante de religião (13%).

Verificou-se, ainda, a associação com distúrbios psiquiátricos, ambientes urbanos, maior escolaridade materna, ausência ou limitada supervisão parental dos filhos e experiências com episódios de agressão e vida sexual ativa.

Intitulado “Uso de drogas ilícitas por estudantes adolescentes: uma revisão narrativa”, o artigo, de autoria de Camila Teixeira Campos, Danilo Ramos, Rubens José Loureiro e Yago Abreu de Oliveira, pode ser acessado em http://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSP/article/view/549/765