30/10/2018

Ambulatório de Refugiados e Imigrantes 157 pacientes de diversas nacionalidades foram atendidos

No dia 21 de outubro, o Centro Acadêmico Manoel de Abreu da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa (FCMSCSP), em conjunto com o Grupo Mulheres do Brasil, realizou o Ambulatório de Refugiados e Imigrantes. Os atendimentos ocorreram na Escola Estadual Marina Cintra, das 10 h às 16 h.

Por meio de divulgação em ONGs e abrigos que prestam assistência à essa população, 70 alunos, do 1º ao 6º ano da FCMSCSP, médicos e residentes da Irmandade da Santa Casa de São Paulo e as voluntárias do Grupo atenderam 157 pacientes de diversas nacionalidades, majoritariamente da Síria, Venezuela e Angola.

Os atendimentos consistiram em aferição de pressão arterial, dextro, medidas antropométricas, saúde da mulher, informações sobre acesso à saúde no Brasil e orientações gerais.

Alunos, médicos e residentes, que atenderam os pacientes; e o Programa Santa Maluquice, por criar tantos sorrisos durante os atendimentos.

Graças ao Ambulatório de Refugiados e Imigrantes, os alunos voluntários puderam ter contato com diferentes culturas e a forma como estas influenciam no binômio saúde-doença de diversas maneiras.

Além disso, através da organização de uma estação que disponibilizou informações sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde e sobre o acesso às Unidades Básica de Saúde, os pacientes e suas famílias puderam ter acesso ao serviço de saúde oferecido no país.

Mais informações e fotos aqui.