2/1/2020

Ansiedade e depressão em pacientes com endometriose profunda Pesquisa é apresentada na FCM/Santa Casa

Os aspectos psicológicos mais afetados em mulheres com endometriose profunda e comprometimento intestinal que aguardam o tratamento cirúrgico são ansiedade e depressão; e os mecanismos de defesa mais utilizados para enfrentar o problema são as estratégias de focar o problema e a busca religiosa.

Essas são as principais conclusões da pesquisa ASPECTOS PSICOLÓGICOS DAS PACIENTES COM ENDOMETRIOSE PROFUNDA E COMPROMETIMENTO INTESTINAL QUE AGUARDAM CIRURGIA, dissertação apresentada ao Curso de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, para obtenção do título de Mestre em Pesquisa em Cirurgia, área de concentração Reinserção Social, sob orientação da Profa. Dra. Helizabet Salomāo Abdalla Ayroza Ribeiro.

A pesquisa pode ser acessada na íntegra gratuitamente: http://fcmsantacasasp.edu.br/wp-content/uploads/2017/07/2019-Andresa-Maria-Felipe-de-Paiva.pdf