22/11/2019

Alunos e professores participam de palestra sobre produção de artigos médicos Editora sênior em publicação científica detalhou o processo de redação e submissão de pesquisas

Fotos disponíveis para download no Flickr da FCM/Santa Casa de SP

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo recebeu, no último dia 11, a Editora sênior em publicação científica Sarah Becker Carrera, que ministrou a palestra “Preparando um manuscrito pronto para publicação”. Destinada a autores médicos e estudantes de medicina, a apresentação foi promovida pela editora Wolters Kluwer Health – Ovid, empresa responsável pela ferramenta de pesquisa médica Ovid MEDLINE.

Membro representante da Wolters Kluwer na International Association of Scientific, Technical & Medical Publishers (STM) e professora de inglês na Escola Politécnica Nacional do Equador, Carrera desenvolve, juntamente com sociedades médicas e editores de periódicos, atividades relacionadas à estratégia de conteúdo, processos editoriais simplificados, gerenciamento de marca e iniciativas de crescimento.

A professora iniciou sua palestra com um panorama da publicação científica no Brasil e no mundo. Citando dados da STM, Ulrich’s Web Directory e Organization for Economic Cooperation and Development (OECD), Carrera apontou um aceleramento da produção científica, com crescimentos anuais do número de pesquisadores, artigos e revisores. Especificamente sobre o Brasil, a especialista destacou um aumento de 10% na produção entre 2006 e 2016, superior aos 7% verificados em todo o mundo, conforme descrito em relatório da American Journal Experts (AJE).

Carrera detalhou, de maneira clara e objetiva, o passo a passo para a pesquisa, redação e publicação científica na área da saúde. Ela abordou as mais importantes estratégias para escrever um bom artigo, desde a escolha da hipótese até a análise cuidadosa dos dados obtidos e conclusão. A professora comentou todo o fluxo necessário para a preparação do manuscrito, incluindo revisão bibliográfica, definição do tipo de estudo, metodologia, aplicação de conhecimentos estatísticos, elaboração da discussão e descrição dos resultados.

Em seguida, a palestrante falou a respeito do processo de submissão do artigo à análise de uma revista científica. Ressaltou o que os editores procuram, explicou como funciona a revisão por pares e deu dicas sobre como escolher uma publicação de boa reputação e ter seu estudo aprovado por ela.

Sobre Sarah Becker Carrera:

  • Mestre pela California Lutheran University
  • Professora de inglês na Escola Politécnica Nacional, no Equador
  • Representante da Wolters Kluwer Health na Associação Internacional de Editores Científicos, Técnicos e Médicos (International Association of Scientific, Technical & Medical Publishers)
  • Membro efetivo da Sociedade para Publicação Acadêmica (Society for Scholarly Publishing)
  • Gerente de comunicação da empresa de mídia Hispanic Business

 Saiba mais:

The Future of Copyright

Process to publication

Writing in boxes for scientific journals e-learning module

Beall’s list of predatory journals and publishers

The STM Report – An overview of scientific and scholarly publishing

Relatório AJE de Publicações Acadêmicas: Brasil

Vanessa Krunfli Haddad