18/9/2019

Avaliação interinstitucional denominada Teste do Progresso (TP) Exame foi agendado pela ABEM dia 26/09 das 13 às 17 h

Prezados Docentes e Discentes,

Recentemente a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo aceitou o convite da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) para se unir a diversas escolas de medicina para realização de avaliação interinstitucional denominada Teste do Progresso (TP). O TP é uma avaliação com questões de múltipla escolha, elaboradas por comissão composta por representantes de todas as instituições, com nível de dificuldade compatível com alunos no término do curso (6º ano / 12º semestre da graduação), porém aplicadas a TODOS os alunos do curso. Em que pese o TP ser realizado em diferentes grupos de escolas médicas há mais de 10 anos, em 2019 pela primeira vez a prova será aplicada a todas as faculdades de medicina do Estado de São Paulo.

O TP possui questões de áreas básicas (anatomia, fisiologia, bioquímica, bioética, saúde coletiva, anatomia patológica) e áreas clínicas (clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina de família e saúde mental). Como o nível de dificuldade da prova visa o discente no final da graduação, é sabido e esperado que haja um gradiente crescente de nota ao longo dos anos. Considerando que a avaliação é feita anualmente, do primeiro ao sexto ano da graduação, é possível observar a evolução da aprendizagem ao longo do curso.

O TP apresenta os seguintes objetivos:

1 – realizar feedback pontual e longitudinal para o aluno sobre a sua formação em diversos momentos da graduação. Em cada ano, o TP fornece ao aluno um relatório contendo sua nota em comparação com a de seus colegas do mesmo ano de formação e também comparativa com as outras instituições, de forma sigilosa e individualizada.

2 – fornecer à Faculdade um panorama sobre a formação dos seus alunos, cotejando o desempenho de cada ano da graduação com as mesmas séries de todas as escolas do Estado, para análise dos seus pontos fortes, desafios e pontos fracos, em relação a seu currículo e suas disciplinas. Resumidamente, prover feedback para alunos, professores e gestores do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo sobre o processo ensino-aprendizagem na Instituição, sem identificação dos alunos e suas notas.

Em 2019, o TP foi agendado pela ABEM para o dia 26/09 das 13 às 17 horas. Assim, convocamos todos os alunos a participar da atividade, bem como solicitamos a colaboração e o apoio de todos os professores.

Diretoria do Curso de Medicina
FCMSCSP