06/07/2018

Quem deve ser vacinado contra o sarampo?

Quem o Ministério da Saúde acredita que está adequadamente protegido contra o sarampo? Segundo as normas recentemente publicadas pelo Ministério da Saúde, entende-se que o indivíduo está adequadamente protegido se tiver entre 12 meses e 29 anos de idade e tiver recebido duas doses da vacina do sarampo. Essas pessoas devem ter recebido, pelo menos, duas doses da vacina de sarampo com pelo menos um mês de intervalo entre elas.

Em relação aos indivíduos de 30 a 49 anos, o Ministério da Saúde entende que estão adequadamente protegidos, se pelo menos tiverem recebido uma dose da vacina contra sarampo.

Já os indivíduos acima de 50 anos nasceram em uma época que a vacina não era realizada e a grande maioria – ou quase a totalidade – já teve sarampo.

Uma recomendação importante: se você não sabe se tomou a vacina ou se teve sarampo, procure um Posto de Saúde e vacine-se contra o sarampo. É a forma mais eficaz de se prevenir contra a doença.

Marco Aurélio Palazzi Sáfadi é Diretor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Contato: masafadi@uol.com.br