7/4/2020

Aos alun@s e ex alun@s do Curso de Graduação em Enfermagem da FCMSCSP Documento dos Docentes de Enfermagem da FCMSCSP - Abril/2020

Car@s alun@s e ex alun@s do Curso de Graduação em Enfermagem da FCMSCSP

Compreendemos que muitos de vocês, antes mesmo do sonhado diploma de Enfermeir@, já desempenham funções fundamentais para a garantia e a manutenção da vida e saúde de muitas pessoas, a partir do trabalho que realizam como auxiliares administrativ@s, agentes comunitários de saúde, técnic@s de enfermagem, auxiliares de laboratório, estagiári@s de enfermagem entre outros, e também como estudantes e estagiári@s durante a graduação. A formação de vocês é fundamental para prepará-los para oferecer uma assistência de qualidade à população.

Na atual conjuntura política, social e principalmente sanitária a que estamos passando com a COVID -19, sabemos que muitos de vocês ocupam a linha de frente em uma imensa batalha em prol da vida, seja durante o trabalho profissional, estágios extracurriculares e, inclusive, apoiando e cuidando de familiares para que a saúde seja mantida.

O momento é de apreensão, mas também de repensarmos o cuidado em saúde, as relações profissionais e a nossa responsabilidade com a profissão escolhida. Precisamos ressaltar a importância da equipe de enfermagem em garantir a ética no cuidado, a competência técnica e científica nas práticas assistenciais e a liderança na condução do cuidado da equipe permeado por afeto, empatia, comprometimento e humanidade frente ao sofrimento alheio.

Nós, professores, nos solidarizamos com vocês e seus familiares pelo empenho em contribuir, cada um ao seu modo e condição atual, para o bem-estar de toda a sociedade e que seja breve essa atual etapa vivida pelo trabalho desenvolvido em diferentes cargos de assistência, nos diferentes serviços de saúde. Sabemos que o medo, a preocupação, a exaustão, a distância da família e dos entes queridos exigem muito de vocês! Saibam que estamos com vocês em nossos pensamentos, vocês são peças fundamentais nesta empreitada!

Muito nos orgulhamos em tê-l@s como alun@s e colegas de profissão!

Gostaríamos de agradecer a tod@s pelo empenho, dedicação e participação neste momento desafiador que muito tem nos ensinado!

Recebam nosso afeto e gratidão!

Estamos atentos às recomendações das autoridades sanitárias e confiantes que em breve retornaremos às nossas atividades acadêmicas.

“It will take 150 years for the world to see the kind of nursing I envision” Florence Nightgale

Docentes de Enfermagem da FCMSCSP

Abril/2020.

Acesse o PDF aqui.