29/10/2018

Cartilha sobre Câncer de Próstata Publicação enfatiza prevenção e diagnóstico precoce no Novembro Azul

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Tem em vista a data, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), ligado ao Ministério da Saúde, publica a cartilha: ‘Câncer de próstata: Vamos falar sobre isso?’.

A publicação esclarece que o câncer de próstata é o tipo de câncer mais frequente em homens no Brasil, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. Apresentamos aqui algumas informações para que você possa entender melhor o câncer de próstata e decidir o que é melhor para sua saúde. Lembre-se que esta cartilha tem por objetivo incentivar e não substituir a conversa entre você e o profissional de saúde.

Os tópicos tratados pela cartilha são: O que é a próstata? O que é o câncer de próstata? Quais fatores podem aumentar o risco de ter câncer de próstata? É possível prevenir o câncer de próstata? Quais são os sinais e sintomas? Quais exames são utilizados para investigar o câncer de próstata? Qual exame confirma o câncer de próstata? Homens sem sintomas precisam fazer exames para o câncer de próstata?

Acesse a cartilha aqui: http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/comunicacao/cartilha_cancer_prostata_2017_final_WEB.pdf