Congestão nasal, alteração no olfato e ressecamento nasal aumentam após a menopausa Artigo é publicado na revista Arquivos Médicos da FCM/Santa Casa

Compartilhar :

Artigo intitulado “Alterações nasais em mulheres no período do climatério”, publicado na revista Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, mostra que congestão nasal, alteração no olfato e ressecamento nasal evidenciam aumento gradativo após a menopausa. Concluiu ainda que o uso da terapia hormonal (TH) teve impacto positivo na maioria dos sintomas nasais.

O artigo aponta que inúmeras modificações fisiológicas ocorrem no período do climatério incluindo alterações na fisiologia nasal; e a escassez de pesquisas acerca desse assunto levou à motivação para a realização deste estudo. O objetivo foi analisar alterações nasais em mulheres no período do climatério, entre 40 e 65 anos, em hospitais de Curitiba – PR e observar possíveis divergências nos sintomas apresentados pelas que utilizam TH em relação às que não utilizam.

Utilizou-se um questionário contendo 17 perguntas objetivas. Este foi aplicado por meio de entrevista estruturada. A avaliação das variáveis qualitativas foi feita através do teste exato de Fisher. Valores de p<0,05 indicaram significância estatística. Os dados foram analisados com o programa computacional SPSS v.20.0.

A média de idade foi de 57,2 anos. 60,7% tiveram a última menstruação entre 40 e 50 anos. O índice de ressecamento na mucosa nasal aumentou de 6,7% (pré) a 33,7% (pós-menopausa tardia) e de congestão nasal passou de 9,7% a 25%. Na pré-menopausa 2,3% das mulheres apresentavam alteração no olfato e na pós-menopausa passou a 13,3% (p<0,001). O uso de TH foi verificado em 30,3% das mulheres (n = 91). Destas, 77,8% relataram alterações nos sintomas após o início da medicação.

O artigo, de autoria de Monise Dechechi Dias, Michele Ferreira de Souza Panucci, Tais Miyuki Kamiguchi, Talitha Formagio Telles e Cláudia Paraguaçu Pupo Sampaio, pode ser acessado gratuitamente na íntegra em http://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSP/article/view/129/135

67 visualizações

Compartilhar :