01/08/2018

Curso de comunicação para profissionais de saúde no atendimento individual.

O Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão, fundado por professores do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), promove o Curso de Comunicação para Profissionais de Saúde no Atendimento Individual. A próxima turma começa dia 15 de agosto. As aulas são às quartas-feiras das 18 h às 22 h.

Inscrições: http://www.cealag.org.br/portal/cursos/presencial/comunicacao-para-profissionais-de-saude-no-atendimento-individual/

Sobre o Curso

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a comunicação é considerada um dos pilares da boa prática assistencial, resultando em uma melhor relação com os pacientes, maior eficácia das ações de e melhores resultados. Por isso, tornou-se fundamental refletir, discutir e treinar as competências da comunicação.

O Curso de Comunicação para Profissionais de Saúde no Atendimento Individual é baseado em metodologias ativas de ensino-aprendizagem, com realização de oficinas de trabalho, simulação realística, aulas dialogadas, discussão em pequenos grupos e atividades a distância.

Com uma carga horária de 32 horas, o curso será mestrado pela Profa. Dra. Danielle Bivanco de Lima e contará com a participação da Profa. Dra. Ana Luiza Navas, Profa. Dra. Adriana Gurgueira e da Profa. Dra. Marina Padovani, que atuam na FCMSCSP.

Todo material didático básico do curso será fornecido em formato de apostila.

Módulos

  • MÓDULO 1 – Auto-observação e coleta de informações eficiente
  • MÓDULO 2 – Abordagem centrada na pessoa – a percepção do usuário e o contexto de vida
  • MÓDULO 3 – Abordagem Centrada na Pessoa – Fase de construção de caminho comum (Orientação e Decisão compartilhada)
  • MÓDULO 4 – Comunicação Não Verbal (voz, entonação, postura e gestual)
  • MÓDULO 5 – Decisão Compartilhada e Comunicação de Notícias difíceis
  • MÓDULO 6 – Orientação, Compreensão, Letramento e Verificação de Necessidades Especiais – o Trabalho em Equipe
  • MÓDULO 7 – Narrativa Reflexiva e Comunicação de Notícias Difíceis
  • MÓDULO 8 – Habilidades de Comunicação Avançadas