5/8/2019

Liga de Cardiologia Clínica promove curso de ECG Em sua quinta edição, o Curso de Eletrocardiografia Clínica oferece aulas baseadas em casos clínicos

Fotos disponíveis para download no Flickr da FCMSantaCasa.

Nesta segunda-feira, 5 , a Liga de Cardiologia Clínica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Santa Casa de São Paulo realizou a primeira aula do V Curso de Eletrocardiografia Clínica. O aluno Adilson Cordeiro Silva ensinou os princípios básicos para compreensão e interpretação de um ECG normal, bem como deu orientações para o diagnóstico de cardiopatias a partir da identificação, no laudo do eletrocardiograma, de sobrecarga de câmaras, bloqueios IV e fasciculares, e manifestações de isquemia, lesão e necrose.

A aula contou com as contribuições dos cardiologistas Rogerio Krakauer, dos serviços de Emergência e de Ecocardiografia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP), e Ronaldo Rosa, professor instrutor da FCM/Santa Casa de SP e chefe de clínica adjunto da ISCMSP. Também apoia o curso o cardiologista Renato Alves, professor assistente da Disciplina de Cardiologia da FCM/Santa Casa de SP. Na ISCMSP, Alves é responsável pelo Ambulatório de Lípides e preceptor da Residência de Cardiologia.

O curso oferecerá mais duas aulas abertas a todos os interessados, nas segundas-feiras 12 e 19 de agosto, às 17h, no auditório Dr. Emílio Athié. Baseadas em casos clínicos, as aulas irão abordar os temas: IAM associado a bloqueios, batimentos prematuros, taquicardia por reentrada nodal AV, flutter atrial, fibrilação atrial, pré-excitação ventricular, taquiarritmias ventriculares, bloqueios sinoatriais e AV.

Informações:

Lígia Diniz Pereira Andriolo – (11) 96406-1994
Amanda Larissa Noleto Toyoda – (92) 99224-1440