12/5/2020

De que informações precisamos para orientar as estratégias de enfrentamento da Covid-19? Professora da FCM/Santa Casa coordenou Colóquio

No último sábado (9/5) o Brasil atingiu a marca de 10 mil mortes por coronavírus, e as discussões da comunidade científica e da sociedade civil, como um todo, ganham um tom ainda mais grave. A crise no Sistema Único de Saúde já está instaurada, e é preciso salvar vidas. A sexta semana da Ágora Abrasco traz perguntas – quais são os dados que os pesquisadores precisam para orientar as políticas públicas? Como produzir teoria no meio da pandemia? – e também uma afirmação: é preciso relacionar a ameaça à saúde, apresentada pela Covid-19, à destruição do meio ambiente e às mudanças climáticas.

Dia 12 /5/2020, a TV Abrasco promoveu o evento abaixo, com coordenação de docente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Assista:

Leia reportagem aqui.

Colóquio: De que informações precisamos para orientar as estratégias de enfrentamento da Covid-19?

Expositores:
Claudio Jose Struchiner, professor do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ) e da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (EMAp/FGV).

Marcelo Gomes, pesquisador do Programa de Computação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (PROCC/Fiocruz).

Renato Mendes Coutinho, professor vinculado ao Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC e pesquisador do Observatório Covid BR.

Roberto Andrade, professor do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia e pesquisador do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz – BA).

Coordenação: Maria Amélia Veras, integrante da Comissão de Epidemiologia da Abrasco e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Debatedores: Ana Claudia Fassa; Ana Freitas Ribeiro; Antonio Augusto M da Silva; Antonio Fernando Boing; Antonio Lima; Carlos Magno Fortaleza; Claudia Pio; Celina Turchi; Cristiana Toscano; Daniel Barros; Guilherme Werneck; José Cassio de Moraes; Laio Magno; Leo Bastos; Lígia Kerr; Marcia Furquim de Almeida; Maria Rita Donalísio; Marília Sá Carvalho; Naomar de almeida Filho; Paulo Inácio Prado; Paulo Menezes; Rafael Moreira; Regina Flauzino; Rita Barradas Barata; Roberto Andre Kraenkel.

Informações: https://www.abrasco.org.br/site/noticias/especial-coronavirus/confira-a-programacao-semanal-da-agora-abrasco/48002/