17/2/2020

Avaliação, competências e interprofissionalidade Seminário de Desenvolvimento Docente propiciou reflexão e discussão de temas da atualidade no ensino da saúde

O Seminário de Desenvolvimento Docente ocorreu dia 17/02/2020. O público-alvo foram docentes da FCMSCSP de todos os  cursos; Foram tratados temas como formação na saúde: avaliação, competências e interprofissionalidade. O objetivo do evento foi trazer convidados para reflexão e discussão de temas da atualidade no ensino da saúde.

Fotos do evento estão disponíveis para download aqui

Na Abertura do Seminário, o Prof. Dr. José Eduardo Lutaif Dolci, diretor da FCMSCSP, destacou a importância da criação do Núcleo de Desenvolvimento Docente (NDD), que promoveu o evento. “Buscamos, com iniciativas como a de hoje, o crescimento dos professores e da instituição como um todo” afirmou.

O trabalho em equipe interprofissional e os desafios da formação em saúde foi o tema da Profa. Dra. Sylvia Helena Souza da Silva Batista, psicóloga da UNIFESP. “É uma honra e uma responsabilidade ser professora universitária. Para trabalhar efetivamente em equipe, é necessário produzir e compartilhar conhecimento em rede, promovendo o interculturalismo e e a educação interprofissional”, comentou.

A educadora da UNIFESP, Profa. Dra. Otilia Maria Lúcia Barbosa Seiffert, discorreu sobre Metodologias em Avaliação – Inovações na Formação em Saúde. “É importante, para avaliar, que o docente conheça o projeto pedagógico do curso, o que permite estabelecer critérios dentro de diversas formas e processos de avaliação”, disse.

A Profa. Dra. Danielle Bivanco de Lima, por sua vez, tratou das Diretrizes Curriculares Nacionais em Saúde e o ensino baseado em competências, destacando a importância do NDD ser um espaço para a discussão de assuntos que dizem respeito ao desenvolvimento docente com ampla troca de experiências e aprendizagem individual e coletiva. “É importante ter uma uma visão institucional de futuro para saber para onde caminhar”, declarou.

Informações: https://www.sympla.com.br/seminario-de-desenvolvimento-docente__787717