18/10/2019

Dia do Médico Data é celebrada em 18 de outubro

A escolha do dia 18 de outubro para homenagear os médicos no Brasil tem origem na comemoração do Dia de São Lucas, que foi médico e é considerado o protetor da categoria.

O estabelecimento do Dia do Médico no Brasil é atribuído a Eurico Branco Ribeiro. Nascido em Guarapava, PR, e formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de São Paulo, em 1927, foi professor de cirurgia e fundou o Sanatório São Lucas, em São Paulo. Lançou, em 1969, o livro “Médico, Pintor e Santo”, na qual conta que a Universidade de Pádua, na Itália, começou o seu ano letivo de 1463 em um dia 18 de outubro para homenagear São Lucas, então anunciado patrono do Colégio dos Filósofos e Médicos. O médico paranaense também lançou “O Livro que Lucas não Escreveu” e “Lucas, o Médico Escravo”, publicações que o consagraram como um dos maiores entendedores de São Lucas em todo o mundo.

Sobre São Lucas
Foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Em ordem cronológica, seu evangelho é o terceiro, após os evangelhos de Mateus e Marcos. Ele também escreveu o “Ato dos Apóstolos”, que serve como complemento do Evangelho. Embora Lucas não tenha convivido pessoalmente com Jesus, seus textos são baseados nos depoimentos de pessoas que foram testemunhas da vida e da morte do Messias cristão.