16/11/2018

Docente da Enfermagem da FCM/Santa Casa participa do 1º curso sobre “Ciência da Implementação” no Brasil Foram selecionados 22 pesquisadores brasileiros e 40 estrangeiros de mais de 10 países

A Aliança Global para Doenças Crônicas (GACD) – Global Alliance for Chronic Diseases ,em parceria com a FAPESP, promoveu de 6 a 10 de novembro, em Campinas, SP, o “Implementation Science Research Training School”. Para este evento foram selecionados 22 pesquisadores brasileiros e 40 pesquisadores estrangeiros de mais de 10 países diferentes.

A ciência da implementação tem ganhado cada vez mais atenção no Brasil e no mundo. No Brasil já há pesquisadores utilizando as metodologias de estudos de implementação, como é o caso do Professor Me.  Reginaldo Adalberto Luz, que é coordenador do curso de Pós-graduação em Enfermagem em Centro Cirúrgico e CME da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e aluno de doutorado da Escola de Enfermagem da USP.

O estudo de implementação tem sido encorajado pela Organização Mundial da Saúde por meio do seu “Guia prático para pesquisa de implementação em saúde”. É uma metodologia que facilita a implementação das evidências em saúde na vida real ao sistematizar todo o processo e possibilitar a expansão para contextos maiores.