7/5/2019

Doutor pela FCMSCSP toma posse como membro titular da Academia Brasileira de Pediatria Dr. José Hugo de Lins Pessoa assumiu cadeira nº 22

O coordenador de Certificação Profissional da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. José Hugo de Lins Pessoa, tomou posse na última sexta-feira (26) como membro titular da Academia Brasileira de Pediatria (ABP). Ele assumiu a cadeira de nº 22, cujo patrono é dr. João Carlos de Souza. A solenidade ocorreu durante o 21º Fórum da Academia Brasileira de Pediatria, em Belo Horizonte (MG).

Na oportunidade, o especialista enfatizou a emoção que sentiu ao ser empossado e destacou que a ABP tem um significativo rol de atuação e relevante reconhecimento na comunidade médica brasileira. “Foi um momento extremamente feliz, que muito me honra e que eu divido com todos aqueles que ajudaram na minha trajetória de vida. Assumo com a certeza da grande responsabilidade que terei em ser membro dessa instituição. Ser acadêmico é muito mais que um título honorífico”, declarou o pediatra. Dr. José

Hugo acrescentou que a ABP tem como objetivo estudar e valorizar o passado histórico da pediatria mundial e a pediatria brasileira, abordando de modo abrangente “as questões gerais da saúde e do cuidado necessário à criança e ao adolescente nos dias de hoje e também sempre atenta ao futuro”. “Pediatras de norte a sul que conviveram e convivem com o Professor José Hugo são unânimes em ressaltar a sua competência e integridade. A Academia se enriquece com sua chegada”, disse a presidente da SBP, dra. Luciana Silva.

HISTÓRICO
O homenageado formou-se em Medicina em 1968 pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e fez Residência em Pediatria no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP) em 1972. Vinte e cinco anos depois, concluiu seu doutorado em Pediatra na Faculdade de Ciências Médicasda Santa Casa de São Paulo. Além disso, possui Título de Especialista em Pediatria pela SBP (1974) e Certificado de Área de Atuação em Medicina do Sono pelo Conselho Federal de Medicina (2014). Ele também é autor do livro “Puericultura – Conquista da Saúde da Criança e do Adolescente” (2013) e coautor do “Distúrbios do Sono na criança e no adolescente – uma abordagem para Pediatras” (2008). Atualmente, é Professor Emérito da Faculdade de Medicina de Jundiai (FMJ) e membro do corpo editorial do periódico Perceptivas Médicas, da FMJ, além de revisor das revistas de Nutrição, Paulista de Pediatria e de Ciências Médicas.

Publicado originalmente aqui.