4/6/2019

Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da FCM/Santa Casa Inscrições de 10 de junho a 26 de julho de 2019

De 10 de junho a 26 de julho de 2019 estarão abertas as inscrições para processo seletivo para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo para o PERÍODO LETIVO de 2019/2021. Acesse Edital Completo aqui.

CALENDÁRIO
INSCRIÇÕES E ENTREGA DE DOCUMENTOS: 10 de junho a 26 de julho de 2019
PROVA ESCRITA: 5 de agosto de 2019
ENTREVISTAS: 14 a 16 agosto de 2019
RESULTADO: 23 de agosto de 2019
MATRÍCULAS: 26 a 30 de agosto de 2019
INÍCIO: 2 de setembro de 2019
VAGAS:
6 Mestrado Acadêmico
16 Mestrado Profissional

DAS INSCRIÇÕES
As inscrições serão realizadas por meio do endereço eletrônico: www.fcmsantacasasp.edu.br
É considerado inscrito apenas o candidato com quitação da taxa de inscrição.

DA TAXA DE INSCRIÇÃO
Caberá o recolhimento, no ato da inscrição, de uma taxa no valor de R$ 300,00 (trezentos reais). O curso é gratuito e os alunos selecionados, serão isentos do pagamento de matrículas e mensalidades escolares.

DA ENTREGA DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA INSCRIÇÃO
Além do cadastro eletrônico, o candidato deverá enviar à Secretaria de Pós-Graduação, os documentos, presencialmente ou via correio, de acordo com o período estabelecido no calendário, os seguintes documentos:

  • Requerimento de Inscrição (trazer uma via impressa assinada);
  • Comprovante de pagamento da Taxa de Inscrição;
  • Proficiência da Língua Inglesa
  • Curriculum Vitae impresso (inserido e atualizado na Plataforma Lattes (www.lattes.cnpq.br);· 02 cópias de pré-projeto, explicitando tema de interesse e linha de pesquisa.

As linhas de pesquisa do Programa de Saúde Coletiva estão disponíveis no site da Faculdade: www.fcmsantacasasp.edu.br

  • Carta de recomendação com quem tenha trabalhado ou estudado; · 01 (uma) foto 3×4 recente;

(*) O candidato que não possui o certificado de Proficiência em língua inglesa poderá prestar o Exame na Cultura Inglesa, acessando as informações de agendamento vialink https://www.culturainglesasp.com.br/wps/portal/Internet_New/p/cursoscertificados/certificados/testesproficiencia OU no INSTITUTO UNIÃO CULTURAL, contatando a Central de Exames, através do telefone 2148-2900.

DO PROCESSO SELETIVO
O processo seletivo é composto por prova escrita, eliminatória, com interpretação de textos em português e inglês; e entrevista, com apresentação do pré-projeto a uma banca de examinadores, composta por pelo menos dois professores do Departamento de Saúde Coletiva da FCMSCSP.

DOS RESULTADOS
Os resultados serão informados aos candidatos por e-mail conforme as aprovações ocorrerem.

DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA MATRÍCULA
A matrícula será realizada presencialmente pelo próprio candidato ou por pessoa indicada, portadora de procuração para este fim, de acordo com as datas estabelecidas no calendário.

  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação;
  • Cópia autenticada do RG, CPF, Certidão de Casamento (se aplicável) e Registro no Conselho de Classe (se aplicável);

BIBLIOGRAFIA INDICADA PARA A PROVA ESCRITA:

AYRES, JR; PAIVA, V; FRANÇA-JUNIOR, I. Conceitos e práticas de prevenção: da história natural da doença ao quadro da vulnerabilidade e direitos humanos. In: PAIVA, V; AYRES, JR; BUCHALLA, CM. Vulnerabilidade e direitos humanos: prevenção e promoção da saúde – Livro I. Curitiba: JURUÁ, 2012.

BARATA, RB. Desigualdades sociais e saúde. In: CAMPOS, GW e cols (Orgs.). Tratado de saúde coletiva. Rio de Janeiro: HUCITEC/FIOCRUZ, 2006. p. 201-30.

GIOVANELLA, L; ESCOREL, S; LOBATO, LVC; NORONHA, JC; CARVALHO, AI (Orgs.). Políticas e sistema de saúde no Brasil. 2ª ed. Rio de Janeiro: FIOCRUZ/CEBES, 2012.

PAIM, J; ALMEIDA FILHO, N. Saúde coletiva: uma “nova saúde pública” ou campo aberto a novos paradigmas? Rev Saud Pub. Volume 32, número 4, junho 1988, p.299-316.

PRÉ-PROJETO – TEMA E PROBLEMA DE PESQUISA: No pré-projeto deve ser enunciado o tema que pretendem estudar e sua problemática de pesquisa (2 a 5 laudas). Sugere-se que o texto apresente a seguinte estrutura:

  • O que se pretende estudar, ou seja, qual é a pergunta de investigação (preferencialmente expressa como pergunta mesmo);
  • Justificativa prática, pessoal e teórica e relevância social para a escolha do problema de investigação;
  • Linha de pesquisa do programa na qual o projeto se insere.

DAS INFORMAÇÕES: Secretaria de Pós-Graduação Rua Dr. Cesário Mota Junior, 61 3º andar – CEP 01221-020 Fone: (11) 3367-7858/ 7869 / 7870 – das 9h às 15h. E-mail: pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br