28/6/2019

Projeto da FCM/Santa Casa recebe carta da Fundação Stephen Hawking de Londres O projeto consiste na realização de atividades educacionais para os pacientes crônicos internados

O projeto “Retaguarda do Aprender” da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa (FCM/Santa Casa) recebeu uma carta escrita pela diretora executiva da Fundação Stephen Hawking de Londres (Inglaterra), elogiando e apoiando as atividades realizadas. O projeto consiste na realização de atividades educacionais para os pacientes crônicos internados na Retaguarda Infantil – daí o nome “Retaguarda do Aprender”. São mais de 20 estudantes da FCMSCSP. O projeto é vinculado ao já conhecido programa de extensão Santa Maluquice da instituição.

“A ideia surgiu ano passado, quando o paciente Lucas Gabriel Barbosa dos Santos, internado já há 18 anos por causa da doença de Pompe, me disse que seu sonho era ser astrofísico, e que seu ídolo era o Stephen Hawking. Fui atrás de amigos que se voluntariaram a serem seus professores, e demos aulas para ele durante 4 meses até a prova”, conta Lucas Maschietto Boff, fundador do Retaguarda do Aprender e estudante do terceiro ano de Medicina da FCMSCSP.

Nesse ano de 2019, os estudantes estão preparando Lucas dos Santos para a prova do Ensino Médio, e o projeto também se ampliará para atender outras crianças internadas. “Após o sucesso do projeto com o paciente Lucas, que se tornou o primeiro paciente da classe hospitalar a fazer a prova do ENCCEJA e conseguir o certificado de conclusão do Ensino Fundamental, vamos ampliar as atividades para a paciente Tainá, que também possui uma distrofia muscular, ajudando na sua alfabetização. A participação conjunta dos estudantes de Fonoaudiologia será fundamental para o projeto”, acrescentou o futuro médico Lucas.

O estudante da FCM/Santa Casa entrou em contato com a Fundação Stephen Hawking, contando a vida de seu xará e do projeto Retaguarda do Aprender e, para surpresa de ambos, receberam uma carta como resposta e um CD com uma composição do compositor grego Vangelis, o mesmo de Blade Runner e Carruagens de Fogo. Esse CD contém a música que foi tocada no momento em que as cinzas do físico inglês foram depositadas ao lado dos túmulos de Isaac Newton e Charles Darwin. Concomitantemente, a melodia foi irradiada no espaço graças à Agência Espacial Europeia, e as cinzas do cientista também foram jogadas em um buraco negro.

“Foi absolutamente surreal ter recebido a resposta da Fundação Stephen Hawking, ainda mais com a carta e o CD. Nunca imaginei que isso aconteceria. Foi muito emocionante, especialmente para o paciente Lucas”, diz Boff. Além de parabenizar o projeto, a carta cita falas famosas do professor Stephen Hawking, como “O trabalho dá significado e propósito às nossas vidas, e a vida torna-se vazia sem ele”.

O estudante conclui agradecendo todos as pessoas envolvidas no projeto. “O apoio da diretoria da Pediatria da Santa Casa, do Santa Maluquice, dos alunos da faculdade que são seus professores, todo esse apoio foi fundamental. E as repercussões do projeto são enormes, pois o paciente Lucas é um exemplo de superação para crianças com deficiência e para a comunidade dos portadores da Doença de Pompe de todo o Brasil e do mundo.”

ENCCEJA
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É destinado aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada, fornecendo certificados de conclusão do Ensino Fundamental e Médio. Foi criado em 2002, tendo anualmente milhões de candidatos realizando a prova. No edital da prova de 2018, houve 1,6 milhão de inscritos, mas não estava prevista o atendimento aos candidatos da classe hospitalar. A inscrição do paciente Lucas Gabriel Barbosa dos Santos foi analisada por uma comissão especial e aprovada.

Programa Santa Maluquice
O programa Santa Maluquice consiste em uma atividade extracurricular universitária, vinculada ao Departamento de Pediatria e Puericultura da FCMSCSP. Influenciada pelos ideais e princípios dos “Doutores da Alegria”, organização dedicada a levar alegria a crianças hospitalizadas, o projeto conta também com a participação dos alunos dos cursos de Graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia da Faculdade.

Atualização da notícia: 1/7/2019. O Paciente Lucas faleceu nesta data e seu velório ocorreu na Capela da Santa Casa, nesse dia a partir das 16 h.