9/2/2019

Ginásio de Esportes da FCM/Santa Casa é inaugurado Foi anunciado lançamento de livro sobe as primeiras 50 Turmas da Medicina para 5/4, às 20 h, na ALESP

O professor Tsutomu Aoki foi o grande homenageado do evento. Clique na imagem para ver todas as fotos

Em um clima de muita alegria e emoção, a AAAMA (Associação Atlética Acadêmica Manoel de Abreu) da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) inaugurou, na tarde de 9 de fevereiro, o Ginásio Esportivo Tsutomu Aoki, homenageado que esteve presente ao evento.

A cerimônia, seguida de churrasco e apresentação da Batusanta, contou com ampla participação de alunos e ex-alunos, muitos com suas famílias, assim como do corpo dirigente da FCMSCSP e da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, mantenedora da instituição. O endereço do Ginásio é Rua Dona Santa Veloso, n° 140, na Vila Guilherme.

Os dirigentes da AAAMA ressaltaram o evento como “um marco histórico para a Santa Casa, que agora tem um novo reduto tanto para treinar quanto para confraternizar, fato que merece ser celebrado por todos unidos sob uma única bandeira”

As autoridades presentes celebraram a forma como foi conseguido o Ginásio, em uma colaboração entre a FAVC, a FCMSCSP, a AEASCSP (Associação de Ex-Alunos da Santa Casa de São Paulo) e as turmas de Ex-alunos, sendo que as que colaboraram financeiramente puderam colocar seus símbolos nas paredes do Ginásio.

Paulo Kertzman, presidente da AEASCSP, lembrou que há sete anos os alunos da Faculdade não tinham um local para treinar e confraternizar. “Foi o trabalho conjunto que nos permitiu ter agora este espaço. Parabéns a todos os envolvidos e as duas últimas gestões da Atlética”, disse.

Diretor da Faculdade, o Prof. Dr. Paulo Carrara de Castro destacou a importância da homenagem para o professor AoKi. “Somos muito felizes por ele estar aqui, já que sempre participou muito das mais diversas ações da Faculdade”, mencionou. “Espero que se divirtam muito e cresçam como pessoas aqui”. O vice-diretor José Eduardo Lutaif Dolci provocou, em tom de brincadeira, ainda que “agora não há motivos para não ganhar a INTERMED”.

Presidente da FAVC, o Engenheiro José Cândido de Freitas Júnior lembrou que foi um grande prazer para a Fundação “contribuir financeiramente para tornar este sonho uma realidade”. Anunciou também o lançamento de livro sobre as 50 primeiras Turmas de Medicina da FCMSCSP será lançado no Hall Monumental da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, dia 5/4, às 20 h. Confirmações para o evento podem ser enviadas para o e-mail comunicacao.marketing@fcmsantacasasp.edu.br

O professor Aoki escreveu texto, lido na cerimônia de inauguração, em que agradeceu a Deus, amigos, família, antepassados e a FCMSCSP pela homenagem e pela oportunidade de ter ajudado na formação de centenas de jovens, lembrando que a “Felicidade deve existir sempre”.

O vice-diretor da Medicina, Prof. Dr. Adriano Namo Cury, e o Antonio Augusto Brant de Carvalho, Assessor da Presidência da FAVC, também compuseram a Mesa Oficial da inauguração.

Sobre o Prof. Dr. Tsutomu Aoki

Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 1972. Na mesma instituição, em 2005 concluiu o Doutorado em Medicina, área de concentração em Tocoginecologia. É Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Delegado do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo na Vila Mariana, Chefe de Clínica “step 01” da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, onde exerceu o cargo de Diretor do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia no período de Maio de 2005 a Maio de 2011. Neste mesmo departamento, exerceu a Chefia da Clínica de Reprodução Humana. Em 2008 foi eleito e, reeleito em 2009, como Membro da Congregação da FCMSCSP na categoria de Representante Docente de Professores Adjuntos. É portador de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), doença que leva a progressiva fraqueza muscular por comprometimento dos neurônios motores.

Sobre a AAAMA

Criada em 1963, a Associação Atlética Acadêmica Manoel de Abreu (AAAMA) trabalha há 50 anos representando o corpo discente do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É responsável por garantir todos os tipos de atividades esportivas, eventos sociais e competições que envolvam os alunos e ex-alunos da Santa Casa.

O principal objetivo promover o desenvolvimento cultural e esportivo dos associados. Sempre com a consciência da importância na consolidação e formação de indivíduos que o esporte promove, estimula o espirito de união, a busca por vitórias dentro e fora das quadras, o compromisso com as tradições e a honra da FCMSCSP.

A participação dos atletas nas 20 modalidades esportivas e nos diversos torneios universitários também é garantida pela AAAMA, tendo, nos últimos anos, obtido desempenho exemplar e destacado, mantendo-se sempre entre as potencias esportivas nacionais. Como referência, a INTERMED, competição mais aguardada por todas as principais faculdades de medicina do Estado de São Paulo, sendo a maior competição esportiva da América Latina, tanto em organização e duração como em participação de atletas.