7/5/2020

Professor da FCM/Santa Casa alerta sobre a importância de não disseminar fake news Enfatiza que é necessário ter muito cuidado com o que se lê, vê e ouve

Professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Carlos Chiattone,  nome de referência na oncohematologia brasileira, acredita que, no atual momento de pandemia, causada pela COVID-10, é necessário garantir o a disseminação de informação de qualidade.

FCMSCSP: Qual é a sua visão das medidas de isolamento que vem sendo tomadas nas principais cidades do país?
Carlos Chiattone: Sem as medidas de isolamento teremos “pico” de incidência da COVID-19 e, com isso, ultrapassaremos a capacidade de atendimento das pessoas doentes, particularmente das que necessitam de suporte ventilatório.

FCMSCSP: Qual é o principal problema neste momento?
Chiattone: O problema não é somente o caos no atendimento das pessoas. Com filas, há demora e falta de acomodações adequadas para os pacientes. Alguns pensam que, se é para ter a doença que totós tenha de uma vez, e pronto. O maior problema é que muitas pessoas que vão morrer nesta situação poderiam não morrer. É isso que precisa ser dito com todas as letras.

FCMSCSP: Como diferenciar as informações de qualidade das fake news sobre o tema?Chiattone: É necessário ter muito cuidado com o que se lê, vê e ouve. Indico um site chamado “Comprova”, que é muito útil para análises de notícias recebidas pela WEB.