Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt
Filter by Áreas de partes de modelo

vem pra santa

Infraestrutura voltada para o ensino da Saúde

A FCMSCSP está no seleto grupo das Instituições de Ensino Superior do Brasil (apenas 2,3%) que receberam nota máxima do Ministério da Educação (MEC), ou seja, foram classificadas na faixa 5 do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), calculado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Considerado um dos maiores centros de referência hospitalar do Brasil, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia é também um hospital escola desde o fim do século XIX. Nossos alunos são inseridos no contexto profissional e na experiência prática desde o primeiro ano do curso.

Mais de 90% dos nossos professores possuem mestrado ou doutorado. Muitos dos nossos professores são referências nacionais e internacionais em suas áreas de atuação.

O currículo baseado em competências manteve as fortalezas tradicionais do curso e implementou inovações. Com modelo centrado no estudante, diversidade de métodos de ensino, foco em competências, maior integração curricular e flexibilidade, a matriz é construída com três eixos:

1) Fundamentos e método científico,

2) Humanismo e visão de direitos;

3) Prática médica de ponta a ponta.

A formação baseia-se na tríade de ensino, pesquisa e extensão como elementos indissociáveis ao processo de ensino-aprendizagem. Há uma integração das disciplinas no desenvolvimento de programas e projetos de extensão e para o desenvolvimento de EPAs, sigla do inglês que é traduzida como Atividades Profissionais Confiáveis, que visam garantir a competência do egresso em atividades médicas profissionais.

Os alunos têm ao seu dispor, desde o primeiro ano da Graduação, a possibilidade de participar efetivamente de pesquisas clínicas e/ou experimentais, integrando os diversos Grupos de Pesquisa. Confira a página da Comissão Científica para saber mais

Cerca de 90% dos egressos do curso são aprovados nos exames de residência médica. Egressos do curso e, especialmente docentes, são reconhecidos pela comunidade acadêmica e pela sociedade como referências na área da saúde, como educadores em saúde, ótimos profissionais com visão de direitos humanos, gestores e formadores de opinião

Desde 2018, somos acreditados pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME) do Conselho Federal de Medicina. Essa certificação é reconhecida pelo World Federation of Medical Education, indicando que nosso curso tem padrões de qualidade reconhecidos internacionalmente.

As nossas credenciais possibilitam estágios e intercâmbios internacionais em renomadas escolas médicas.

Outro pilar essencial para a formação do estudante é a avaliação, vista também como uma oportunidade para promover o aprendizado. Valorizamos o Sistema de Avaliação que compreende processos de obtenção de informações sobre o desempenho do estudante em diferentes domínios e cumpre três funções principais: promover o aprendizado (avaliação formativa); embasar decisões sobre o progresso do aluno (avaliação somativa) e contribuir para o controle da qualidade do currículo (avaliação informativa).

Veja também

A Faculdade está inserida no Complexo Hospitalar da ISCMSP. Os alunos tem fácil acesso ao hospital e estão inseridos no contexto profissional e na experiência prática desde o 1º ano do curso.