Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental

1. Sobre o curso
  2. Programa
  3. Matrícula

O curso de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo tem como objetivos:

• Capacitar enfermeiros para atuação na área de psiquiatria e saúde mental, aprofundando conhecimentos e desenvolvendo habilidades e atitudes pertinentes à especialidade;
  • Preparar profissionais qualificados para atuarem na assistência à saúde nos níveis preventivo, curativo e de reabilitação, com competências técnicas científicas e ético políticas.

Este programa de Especialização lato sensu considera que a reestruturação da atenção psiquiátrica no Brasil requer a capacitação de recursos humanos em saúde mental e exige que a universidade e as instituições formadoras repensem a formação e a qualificação dos profissionais envolvidos na assistência. A expansão da área de atuação do enfermeiro exige um crescente número desses profissionais, técnica e cientificamente preparados para a assistência e a pesquisa, que atuem com visão humanizada, interdisciplinar, buscando qualidade no atendimento, excelência nos resultados e competência para discutir os princípios gerais e biopsicossociais que fundamentam a prática de enfermagem na área da psiquiatria e saúde mental.

• Enfermeiros

Carga horária total

• 18 meses

• Quinzenalmente: às terças-feiras das 14h às 20h e aos sábados das 8h às 16h00

INVESTIMENTO MENSAL - 2017

• 18 parcelas mensais de R$ 470,00.
  • Para Ex-alunos da FCMSCSP e Funcionários da ISCMSP: 18 parcelas mensais de R$ 376,00.
  • Para confirmar a sua participação no Processo Seletivo, o candidato deverá realizar a inscrição e efetuar o pagamento do boleto no valor de 75 reais, gerado ao término de sua inscrição.
  • O pagamento da 1ª mensalidade será por meio de boleto bancário, gerado no ato da matrícula, nos dias 23 e 24 de janeiro de 2017, com vencimento à vista. As demais mensalidades terão vencimento no dia 25 dos meses subsequentes.

Módulo 1 - Fundamentos de Enfermagem

Disciplinas Horas
Concepção Histórica Social da Psiquiatria e da Assistência ao Indivíduo com Transtorno Mental 20
Administração e Gerenciamento de Serviços de Saúde Mental  50
Atividades de Pesquisa- Metodologia da Pesquisa 20
Relacionamento Interpessoal 30
Ética e Legislação Profissional 20

Módulo 2 - Assistência de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental

Assistência de Enfermagem aos pacientes com Transtornos Mentais Específicos 30
Assistência de Enfermagem aos pacientes com Transtornos Mentais Emergenciais 30
Atividades de Pesquisa- Trabalho de Conclusão de Curso 30
Atividades Teórico-Práticas aos pacientes com Transtornos Mentais 50

Módulo 3 - Tópicos Especiais em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental

Disciplinas Horas
Assistência de Enfermagem aos pacientes com Transtornos Mentais em Situação Crítica 70
Atividades de Pesquisa- Trabalho de Conclusão de Curso 30
Atividades Teórico-Práticas aos pacientes com Transtornos Mentais em Situação Crítica 50

Inscreva-se!

• Inscrições no site: 1º/11/2016 a 17/1/2017
  • Taxa de inscrição: 75 reais
  • Matrícula presencial: 23 ou 24 de janeiro de 2017
  • Início das aulas: 14 de fevereiro de 2017, às 14h00

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A MATRÍCULA

• Cópia  do RG e CPF;
  • Cópia da carteira do Conselho Regional da categoria profissional;
  • Cópia frente e verso do Diploma de Graduação ou Certificado de conclusão de curso superior (não será aceito documento com pendência de colação de grau);
  • Declaração de vínculo empregatício (apenas para funcionários da ISCMSP);
  • Uma foto 3x4;
  • Pagamento da 1ª mensalidade a título de matrícula, com vencimento à vista, por meio de boleto bancário gerado no ato da matrícula.

MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE

COORDENAÇÃO