Fonoaudiologia

Área Restrita

Fonoaudiologia

  1. Vagas Remanescentes 2017
  2. Transferência
  3. Sobre o curso
  4. Corpo docente
  5. Matriz Curricular 2013
  6. Documentos
  7. Estágios
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo comunica a abertura de seu Vestibular 2017 - 1º Semestre para o preenchimento de Vagas Remanescentes na modalidade Ampla Concorrência no curso de Fonoaudiologia:
  
  • Vagas: 28 
  • Taxa de inscrição: 20 reais
  • Período de inscrição: 22 de dezembro de 2016 a 6 de fevereiro de 2017
  • Entrevista/Prova (a ser agendada somente após o pagamento da taxa de inscrição): 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2017
  • Divulgação da Lista de Aprovados: 8/2/2017, após as 12h00
  • Matrícula para os Aprovados: 9/2/2017
 
 

INGRESSO POR ENEM 

  • É possível a inscrição do candidato neste Processo Seletivo mediante apresentação de boletim individual de desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Realize a sua inscrição no Processo Seletivo e preencha, no campo solicitado, seu número de inscrição no Enem e ano de referência do exame. Somente com o preenchimento desses campos será possível a sua identificação como candidato via Enem. Você estará dispensado de prestar a prova, mas deverá obrigatoriamente entregar o seu boletim individual do Enem, entre os dias 4 de janeiro e 6 de fevereiro de 2017, com pontuação mínima de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e aprovação na redação, à Secretaria de Graduação da FCMSCSP, na Rua Dr. Cesário Motta Jr., 61, 3º andar.  A taxa de inscrição para todos os candidatos é de 20 reais e o não pagamento implica a desistência do candidato para o Vestibular 2017 -1º Semestre (Vagas Remanescentes).
 

INGRESSO POR PROVA TRADICIONAL AGENDADA 

  • Atenção: Caso o candidato deseje ingressar no Vestibular 2017 - 1º Semestre (Vagas Remanescentes) com a realização de Entrevista/Prova agendada, não é necessário informar no momento da inscrição os dados do  boletim individual de desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
 

No período de 21/12/2016 a 26/1/2017, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Transferência para o curso de Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
 

  • Podem se inscrever alunos regularmente matriculados no curso de Graduação em Fonoaudiologia em instituições de Ensino Superior brasileiras, para o respectivo curso oferecido pela FCMSCSP;
  • Não há relação para transferência em função de anos ou semestres cursados.O interessado deve verificar, inicialmente, em que ano da FCMSCSP há vagas disponíveis;
  • A quantidade de vagas ofertadas, critérios e cronograma de seleção, além de divulgação dos resultados e demais informações serão disponibilizadas no edital do Processo Seletivo, na ocasião de sua publicação.
 
 
Para verificar os critérios de seleção e demais condições, consulte o Edital: 

O curso de Graduação em FONOAUDIOLOGIA da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo tem como propósito formar profissionais para prevenir, avaliar, diagnosticar e tratar os distúrbios da comunicação humana, além de aperfeiçoar os padrões de audição, voz, fala e linguagem, atuando interdisciplinariamente com médicos, odontólogos e psicólogos, no estabelecimento de diagnósticos e subsidiando tratamentos.


Com duração de quatro anos, o curso de Graduação em Fonoaudiologia teve seu processo de criação estudado e avaliado por Comissão nomeada pelo Ministério da Educação, recebendo conceito A. O curso foi autorizado pela Portaria 4.478 de 22/12/2005, D.O.U. de 23/12/2005 – Decreto Fed. 3.908/2001.

Os alunos contam com uma Clínica de Fonoaudiologia específica para atendimento ao público em geral e têm contato com pacientes desde o primeiro ano do curso. O complexo hospitalar da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo dispõe, ainda, do Ambulatório de Distúrbios do Comportamento e Aprendizado, voltado para o diagnóstico, tratamento e encaminhamento de casos de distúrbios de aprendizagem.

O curso visa desenvolver o espírito científico no aluno por meio de modalidades de prática didático-pedagógica que incluam: Monitorias (Anatomia e Histologia, Neuroanatomofisiologia, Citologia e Embriologia), estágios em creches, escolas e Unidades Básicas de Saúde, onde serão desenvolvidos projetos de pesquisa, tendo por finalidade a interação com a Comunidade, criando atividades típicas de Extensão.

 

O Curso Estabelece Como Seus Objetivos

Preparar o graduando para assumir sua identidade profissional, com competência, de forma que o capacite a atuar nos diferentes cenários da prática profissional, além de: 

  • Planejar e implementar programas de educação e promoção à saúde, considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos da vida, saúde, trabalho e adoecimento;
  • Identificar e compreender a constituição do humano, as relações sociais, o psiquismo, a linguagem, a aprendizagem;
  • Ter acesso aos vários sistemas teóricos e conceituais envolvidos no campo da Fonoaudiologia, que compreende o estudo da linguagem (oral e escrita), fala, voz, audição e sistema sensório motor oral;
  • Avaliar, diagnosticar, prevenir e tratar os distúrbios que envolvem os processos de linguagem (oral e escrita), fala, voz, audição e sistema motor oral em todas as suas amplitudes e complexidades;
  • Desenvolver, participar e utilizar pesquisas ou outras produções de conhecimento, que objetivem a melhoria da prática profissional;
  • Participar dos movimentos de qualificação das práticas de saúde;
  • Ter os códigos políticos e normativos da profissão como baliza da sua prática.

  

Áreas de atuação

O profissional graduado em Fonoaudiologia pode atuar em variadas áreas:

  • Ambiente hospitalar, escola, creche, Unidade Básica de Saúde (UBS), clínicas, empresas;
  • Habilitação, reabilitação e aprimoramento da comunicação em todas as fases da vida: bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos;
  • Atuação em casos de síndrome de down, surdez, autismo, paralisia cerebral, gagueira, fissura palatina e avaliação do equilíbrio;
  • Voz profissional em cantores e atores;
  • Avaliação e intervenção dos distúrbios de linguagem de origem neurológica;
  • Avaliação e intervenção dos distúrbios de aprendizagem e dislexia, distúrbios de linguagem, desenvolvimento da audição, avaliação e acompanhamento de bebês de risco.

 

Mais Informações

Corpo Docente do curso de Graduação em FONOAUDIOLOGIA

Diretora: Prof.ª Dra. Ana Luiza Navas

Vice-Diretora: Prof.ª Dra. Kátia de Almeida
 

Nome Função Titulação
Adriana Limongeli Gurgueira Professor Assistente Doutorado
Adriana Rahal Rebouças de Carvalho Professor Instrutor Doutorado
Alcione Ramos Campiotto Professor Assistente Mestrado
Alessandra Spada Durante Professor Adjunto Doutorado
Amalia Rodrigues Professor Instrutor Doutorado
Ana Luiza Pereira Gomes Pinto Navas Professor Adjunto Doutorado
Byanka Cagnacci Buzo Professor Assistente Doutorado
Cilmara Cristina Alves Da Costa Levy Professor Assistente Doutorado
Cristiane Stravino Messas Professor Instrutor Mestrado
Elisiane Crestani de Miranda Professor Adjunto Doutorado
Guadalupe Marcondes de Moura Professor Instrutor Doutorado
Katia de Almeida Professor Adjunto Doutorado
Margarita Aparecida Bernal Wieselberg Professor Assistente Doutorado
Maria Cecilia Greco Professor Instrutor Mestrado
Maria do Carmo Redondo Professor Instrutor Especialização
Marina Martins Pereira Padovani Professor Assistente Doutorado
Marta Assumpção de Andrada e Silva Professor Adjunto Doutorado
Michele Devido dos Santos Professor Assistente Doutorado
Noemi Takiuchi Professor Adjunto Doutorado
Paulo Eduardo Damasceno Melo Professor Assistente Doutorado
Sandra Cristina Fonseca Pires Professor Instrutor Doutorado
Sylvia Lia Grespan Neves Professor Instrutor Mestrado

Em conformidade com as atribuições que lhe confere o Regimento Interno da FACULDADE, o Diretor, Professor Doutor VALDIR GOLIN, faz saber em atendimento a deliberação da Congregação da Faculdade, a nova matriz curricular do Curso de Graduação em FONOAUDIOLOGIA para ingressantes a partir do ano letivo de 2013.

Para acessar o conteúdo programático, basta clicar sobre "Detalhes" da disciplina (Apenas para usuário logado).

Ano Disciplina CH

Anatomia Humana (Logar para ver detalhes)
60
Bases Físicas da Audição e Fonação (Logar para ver detalhes) 60
Bioestatística (Logar para ver detalhes) 60
Bioquímica (Logar para ver detalhes) 30
Ciências Sociais Aplicadas em Saúde (Logar para ver detalhes) 30
Citologia Histologia e Embriologia (Logar para ver detalhes) 30
Ética (Logar para ver detalhes) 15
Fisiologia Geral (Logar para ver detalhes) 45
Fonética e Fonologia (Logar para ver detalhes) 30
Fundamentos de Saúde Coletiva (Logar para ver detalhes) 60
Fundamentos de Fonoaudiologia 30
Fundamentos de Gerontologia (Logar para ver detalhes) 30
Fundamentos de Pediatria (Logar para ver detalhes) 30
Genética e Evolução (Logar para ver detalhes) 30
Linguística Geral (Logar para ver detalhes) 60
Neuroanatomia (Logar para ver detalhes) 30
Neurofisiologia (Logar para ver detalhes) 45
Otorrinolaringologia – I (Logar para ver detalhes) 45
Psicologia da Aprendizagem (Logar para ver detalhes) 30
Psicologia do Desenvolvimento (Logar para ver detalhes) 30
Psicologia Geral (Logar para ver detalhes) 30
  Total 1º Ano 840
 

 

 
Aquisição e Desenvolvimento da linguagem Escrita (Logar para ver detalhes) 45
Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Oral (Logar para ver detalhes) 60
Avaliação Audiológica (Logar para ver detalhes) 120
Bases da Ortodontia (Logar para ver detalhes) 45
Desenvolvimento das Funções Orais e da Fonação (Logar para ver detalhes) 60
Desenvolvimento de Habilidades Auditivas (Logar para ver detalhes) 30
Distúrbios da Audição (Logar para ver detalhes) 30
Distúrbios da Fluência (Logar para ver detalhes) 30
Distúrbios da Fonação (Logar para ver detalhes) 45
Distúrbios das Funções Orais (Logar para ver detalhes) 60
Distúrbios da Linguagem Oral e Escrita (Logar para ver detalhes) 90
Ética Profissional (Logar para ver detalhes) 15
Fonoaudiologia Social e Preventiva 60
LIBRAS II (Logar para ver detalhes) 30
Metodologia Científica (Logar para ver detalhes) 60
Noções de Neurologia (Logar para ver detalhes) 30
Noções de Psiquiatria (Logar para ver detalhes) 30
Organização da Assistência à Saúde (Logar para ver detalhes) 30
Otorrinolaringologia – II (Logar para ver detalhes) 30
Políticas Públicas e Programas em Saúde e Educação 30
Processos Patológicos (Logar para ver detalhes) 30
  Total do 2º ano 960
 

 

 
Aspectos Psicológicos na Relação Profissional – Paciente (Logar para ver detalhes) 30
Audiologia Clínica (Logar para ver detalhes) 120
Audiologia Educacional (Logar para ver detalhes) 90
Comunicação Alternativa Suplementar (Logar para ver detalhes) 30
Distúrbios da Comunicação Humana (Logar para ver detalhes) 150
Estágio Supervisionado em Audiologia - I 120
Estágio Supervisionado em Fonoaudiologia – I (Logar para ver detalhes) 180
LIBRAS III (Logar para ver detalhes) 30
Próteses Auditivas (Logar para ver detalhes) 120
Seminários de Pesquisa em Fonoaudiologia (Logar para ver detalhes) 60
3º  Uso Profissional da Voz (Logar para ver detalhes) 990
 

 Total do 3º ano

 
     
Estágio Supervisionado em Audiologia II 360
Estágio Supervisionado em Fonoaudiologia Clínica II 720
  Total do 4º ano 1080
  Componente Curricular - Atividades Complementares 240
  Carga Horária Total 4110

  

 Conteúdo programático - 1° ano 2013

Língua Brasileira de Sinais I - LIBRAS I

Conteúdo programático - 2° ano
Fonoaudiologia Institucional

ESTÁGIOS CURRICULARES DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA

Desde o primeiro ano do curso os alunos realizam atividades práticas. Essas ações de ensino envolvem atendimentos assistenciais supervisionados por docentes do Curso, nas unidades do complexo hospitalar da ISCMSP e em instituições educacionais parceiras.

 

Os cenários de prática:

  • Hospital Central da ISCMSP; 

Departamento de Clínica Médica (Setores: Neurologia, Gerontologia)
Departamento de Ginecologia e Obstetrícia
Departamento de Pediatria
Departamento de Otorrinolaringologia

  • Clínica de Fonoaudiologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia da São Paulo;
  • Centro de Saúde Escola “Dr. Alexandre Vranjac” (UBS da Barra Funda); 
  • UBS Boracéa; UBS Santa Cecília “Dr. Humberto Pascale”; UBS Nossa Senhora do Brasil “Armando D’Arienzo”; UBS Sé, UBS República.
  • Creche Claret 
  • Escola Municipal de Educação Infantil “Armando de Arruda Pereira”

  

As áreas de atendimento:

ACOMPANHAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA AUDIÇÃO
ALTERAÇÕES DE MOTRICIDADE OROFACIAL
AMBULATÓRIO DE ARTES VOCAIS
DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM (DISLEXIA)
DISTÚRBIOS DE AUDIÇÃO
DISTÚRBIOS DE LINGUAGEM
DISTÚRBIOS DE ORIGEM NEUROGÊNICA
DISTÚRBIOS DE VOZ
DISTÚRBIOS DO EQUILÍBRIO
DISTÚRBIOS FONOLÓGICOS
DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS NA INFÂNCIA
DISTÚRBIOS DE DEGLUTIÇÃO (DISFAGIA INFANTIL)
GAGUEIRA
SELEÇÃO E ADAPTAÇÃO DE PRÓTESES AUDITIVAS
SÍNDROME DE DOWN

 

MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE

 DIREÇÃO

  • Prof.ª Dra. Ana Luiza Navas
  • Prof.ª Dra. Kátia de Almeida

 

 ATENDIMENTO

  • Tels: (11) 3367-7785
  • Contato por O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.