Bolsas de Estudos

Área Restrita

  1. FAVC
  2. FIES
  3. FIES - 2º semestre de 2015


A Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concede Bolsa de Estudo de 50% e 100% a acadêmicos do 2º ao último ano dos cursos de graduação. Os critérios básicos para a concessão da bolsa de estudo estão consignados nas Leis 11.096, de 13 de janeiro de 2005, e 12.101, de 27 de novembro de 2009, além das normas internas da Instituição. 

 

Para mais informações, aguarde novo Edital.

Regulamento

 

Perguntas Frequentes


O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior – FIES – é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

A partir de 2010, o FIES passou a funcionar em um novo formato: a taxa de juros do financiamento passou a ser de 3,4% ao ano, o período de carência passou para 18 meses e o período de amortização para 3 (três) vezes o período de duração regular do curso + 12 meses. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o Agente Operador do Programa para contratos formalizados a partir de 2010. Além disso, o percentual de financiamento subiu para até 100% e as inscrições passaram a ser feitas em fluxo contínuo, permitindo ao estudante o solicitar do financiamento em qualquer período do ano.

A partir do segundo semestre de 2015, os financiamentos concedidos com recursos do Fies passaram a ter taxa de juros de 6,5% ao ano com vistas a contribuir para a sustentabilidade do programa, possibilitando sua continuidade enquanto política pública perene de inclusão social e de democratização do ensino superior. O intuito é de também realizar um realinhamento da taxa de juros às condições existentes no ao cenário econômico e à necessidade de ajuste fiscal.

De acordo com a medida publicada no Diário Oficial no dia 3 de maio de 2010, a partir do primeiro semestre de 2011, somente poderão pleitear o financiamento do Fies àqueles alunos que tiverem feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Porém, se um aluno estiver matriculado hoje em uma instituição de ensino superior particular credenciada, poderá solicitar o financiamento em 2011 sem ter que se submeter à avaliação.

Desde 2010 o FIES passou a operar em fluxo contínuo, assim, o estudante pode solicitar o financiamento em qualquer período do ano. Para conferir o passo a passo para solicitar o financiamento e realizar a inscrição pelo Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), acesse: http://sisfiesportal.mec.gov.br/inscricao.html.

 

  

DOCUMENTOS 

 

 

  • Informações pelo telefone 0800-61-6161

 

Medicina
CAROLINA CORRITORI COVIELLO
CATARINA SOARES BARTASEVICIUS
PAULO HUMBERTO MEM MARTENDAL VALLANDRO COSTA
RAFAEL TUZINO LEITE NEVES MAFFEI

Enfermagem
VANESSA DE MENEZES ALVARENGA 

Fonoaudiologia
BRUNA PELEGRINI SANTOS

Tecnologia em Radiologia
DENIVALDES PARDIM LIMA

Tecnologia em Sistemas Biomédicos
RODRIGO DE OLIVEIRA HONORATO

  • Relação dos candidatos em lista de espera:

Medicina
Enfermagem
Fonoaudiologia
Tecnologia em Radiologia
Tecnologia em Sistemas Biomédicos