Notícias FCMSCSP

Área Restrita

Tatuagens nas pernas podem dificultar o tratamento e piorar o quadro de varizes

Tatuagens nas pernas podem dificultar o tratamento e piorar o quadro de varizes

Egressa da FCMSCSP é fonte

Já faz tempo que as tatuagens deixaram de ser apenas ilustrações na pele para virar parte da personalidade de cada um. Porém, segundo a angiologista Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, quem tem tendência ou histórico de varizes precisa tomar cuidado ao tatuar as . “Quando as varizes surgem sob as tatuagens, a tinta na pele pode dificultar que alguns tratamentos vasculares sejam feitos de forma adequada, como a cirurgia, a aplicação de medicamentos e o laser. Além disso, existe também o risco de o corte ou irradiação de luz na pele danificarem o desenho”, completa a especialista.

O problema é ainda maior quando o paciente tem varizes e recorre as tatuagens para cobri-las. Isso por que o ato de tatuar pode acabar lesionando o vaso, levando a sangramentos e inflamações, principalmente em veias de grosso calibre, que, por serem muito superficiais, podem gerar flebites. “A flebite é todo tipo de inflamação da parede das veias, tanto do sistema nervoso superficial, como do profundo. Se não for tratada corretamente, a flebite pode evoluir para uma inflamação chamada tromboflebite, quando ocorre também a obstrução das veias, e o coágulo sanguíneo pode acabar migrando para o pulmão e provocar embolia pulmonar”, alerta a cirurgiã vascular.

Por isso, a médica aponta que o mais indicado é primeiro tratar a condição com um cirurgião vascular e só depois, quando não houver mais restrições, buscar um profissional para tatuar o corpo. “Se a pessoa não tiver varizes nas pernas não há contraindicação para a . Mas como é difícil determinar previamente se uma pessoa terá varizes, já que o único indicativo seguro do possível surgimento da doença é o histórico familiar, o ideal é que você consulte um médio especializado, pois apenas ele poderá verificar se você possui tendência a formação de varizes e te indicar o melhor lugar para a realização da ”, finaliza a Dra. Aline Lamaita.

FONTE: Cirurgiã vascular e angiologista, Dra. Aline Lamaita é formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e do American College of Phlebology. A médica possui título de especialista em Cirurgia Vascular pela Associação Médica Brasileira / Conselho Federal de Medicina. http://www.alinelamaita.com.br/

Publicado originalmente em
http://yoba.com.br/19/tatuagens-nas-pernas-podem-dificultar-o-tratamento-e-piorar-o-quadro-de-varizes/