Niped - Pesquisas sobre Drogas

Área Restrita

  1. Sobre
  2. Objetivos
  3. Comissão

O NIPED - Núcleo Integrado de Pesquisas sobre Drogas, instituído oficialmente em abril de 2000, é um órgão de assessoria da Diretoria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - FCMSCSP, que tem como objetivo primordial a promoção de ações preventivas e educativas relacionadas ao uso de drogas aos estudantes e aos profissionais que atuam na área da saúde.

A iniciativa da formação deste núcleo de estudos surgiu das atividades desenvolvidas pelos médicos: Dra. Lygia Silveira, Dr. Vagner Lapate e Dr. Renato Pescarolo Zan, no Departamento de Medicina Social - Disciplina de Pediatria Social da FCMSCSP, nas ações executadas por parceiros: SENAD - Secretaria Nacional Anti-Drogas, CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola e GREA - Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas - USP, no Programa de Prevenção e Tratamento ao uso indevido de Drogas e contando com o incentivo e apoio do Diretor da FCMSCSP, Dr. Ernani Geraldo Rolim.

Atualmente, o NIPED está integrado com todos os Departamentos da FCMSCSP, em seus cursos de Enfermagem, Fonoaudiologia e Medicina mantidos pela Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, à Diretoria Clínica dos Hospitais da Santa Casa de São Paulo e a organismos afins, tais como: Centros de Estudos, Ligas, Associação de Ex-Alunos, Centro Acadêmico , entre outros que compõem este complexo acadêmico assistencial.

  • Promover a disseminação de ações preventivas em relação ao uso de drogas em nossa Faculdade.
  • Realizar o diagnóstico institucional.
  • Planejar estratégias de divulgação e implantação de um programa de prevenção ao uso de drogas, adequado a esta Faculdade.
  • Fornecer aos graduandos e demais profissionais da área de saúde vinculados à Instituição, informações atualizadas sobre drogas, de maneira continuada.
  • Concretizar formas de apoio aos casos detectados e encaminhamento à Comissão Psico-Pedagógica para acompanhamento.
  • Definir a política antidrogas de nossa Faculdade.
  • Manter parcerias, promovendo um intercâmbio com outras Instituições.