Infecção do Trato Urinário é tema de Aula de Concurso para Professora Assistente Assunto foi desenvolvido pela Profa. Dra. Silvia da Silva Carramão (Departamento de Obstetrícia e Ginecologia)

Compartilhar :

Infecção do Trato Urinário (ITU) foi o tema da aula pública desenvolvida, dia 18/2/2020, pela Profa. Dra. Silvia da Silva Carramão (Departamento de Obstetrícia e Ginecologia) em seu Concurso para Professora Assistente.

A docente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo apontou que ocorrem 150 milhões de casos novos anualmente de ITU nos EUA, sendo causa frequente da internação de idosos e levando a um dispêndio de US$ 6 bilhões/ano do sistema de saúde daquela país. “Estima-se que aproximadamente 50% das mulheres terão pelo menos um episódio de ITU na vida; e 40% das ITU hospitalares atingem mulheres de mais de 50 anos”, disse a médica.

Como forma de prevenção foi apontado urinar em período de 3 a 4 horas e a ingestão de frutas cítricas, entre outras medidas. “O exame padrão ouro para o diagnóstico é a urocultura. Uma dificuldade que a medicina está enfrentando é a resistência bacteriana aos antibióticos”, comentou.

Dra. Silvia tratou ainda da Infecção Urinária de Repetição (IUR). “A maior ocorrência da ITU é no início da vida sexual, na gestação e na menopausa. Algumas ações comportamentais, como uma boa hidratação e urinar após a relação sexual, auxiliam a prevenção, assim como a higiene íntima com sabonetes neutros. Há inclusive estudos que mostram como beber água auxilia a evitar a Infecção Urinária”, disse;

Integraram a Banca Examinadora: Prof. Dr. PAULO AUGUSTO AYROZA GALVÃO – Professor Adjunto – FCMSCSP, Prof. Dr. ANTONIO PEDRO FLORES AUGE – Professor Adjunto – FCMSCSP e Prof. Dr. JORGE MILHEM HADDAD – Professor Assistente – USP, tendo como Suplente a Profa. Dra. SÔNIA MARIA ROLIM ROSA LIMA – Professora Titular – FCMSCSP.

300 visualizações

Compartilhar :