Somente termos exatos

vem pra santa

Pós-graduação Stricto Sensu

Pesquisa em Cirurgia | Mestrado Acadêmico

O programa de Mestrado em Pesquisa em Cirurgia abrange a multiprofissionalidade envolvida no âmbito das diversas especialidades cirúrgicas, através de investigações clínicas ou experimentais, sendo inter e transdisciplinar e com estímulo à interinstitucionalidade. Neste programa stricto sensu, o aluno deve cumprir o núcleo de disciplinas formativas, necessárias para sedimentar conceitos de ensino e pesquisa, cujo propósito é prepará-lo para o exercício da docência e da pesquisa, expô-lo à metodologia científica, com ferramentas que o estimulem a ter julgamento crítico da informação, desenvolvendo e estimulando o auto aprendizado e a educação continuada.

• 24 meses
  • Presencial

Áreas de Concentração – Linhas de Pesquisa

Áreas de Concentração/ Linhas de Pesquisa

O programa de Pesquisa em Cirurgia, nível Mestrado Acadêmico, conta com quatro Áreas de Concentração e seis Linhas de Pesquisa.

Clique nas Áreas de Concentração abaixo para conferir as Linhas de Pesquisa correspondentes.

1.1 - INOVAÇÕES NO DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA DE DOENÇAS EM CIRURGIA
Descrição: Estudar a eficácia, efetividade, segurança e aplicabilidade das inovações tecnológicas no diagnóstico e terapêutica das doenças cirúrgicas com ênfase em sua aplicação dentro do SUS.
Docentes envolvidos: Antonio José Gonçalves / Antonio Pedro Flores Auge / Fabio Gonçalves Ferreira / Guilherme Brasileiro de Aguiar / Luis Gustavo Morato de Toledo / Luiz Antonio Rivetti / Marcel Menon Miyake / Paulo Kassab / Paulo Kassab / Ricardo Landini Lutaif Dolci / Robert Meves / Roberto Augusto Caffaro / Tercio De Campos / Vilmar Marques de Oliveira.
1.2 DESENVOLVIMENTO, APRIMORAMENTO E TREINAMENTO DE MICROCIRURGIA E TÉCNICAS MINIMAMENTE INVASIVAS EM CIRURGIA
Descrição: Estudos de desenvolvimento, aprimoramento e ensino de técnicas cirúrgicas minimamente invasivas e de microcirurgia.
Docentes envolvidos: Fabio Gonçalves Ferreira / Guilherme Brasileiro de Aguiar / José Carlos Esteves Veiga / Luiz Antonio Rivetti / Marcelo Vaz Perez / Marianne Yumi Nakai.

2.1 MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIA EM CIRURGIA
Descrição: Inclui os estudos que visam encontrar a aplicação na prática clínica das descobertas de pesquisas laboratoriais e pesquisas pré clínicas no âmbito da cirurgia.
Docentes envolvidos: Marcel Menon Miyake / Marcelo Vaz Perez / Ricardo Landini Lutaif Dolci / Robert Meves / Roberto Augusto Caffaro / Roberto Stirbulov.

3.1 REABILITAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA APÓS PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS
Descrição: Estudos que tem como objetivo avaliar o impacto dos procedimentos cirúrgicos na qualidade de vida e na reabilitação dos pacientes.
Docentes envolvidos: André de Campos Duprat / Antonio José Gonçalves / Antonio Pedro Flores Auge / Fernando de Andrade Quintanilha Ribeiro / José Carlos Esteves Veiga / José Cesar Assef / Luis Gustavo Morato de Toledo / Marianne Yumi Nakai / Roberto Stirbulov / Vera Lúcia dos Santos Alves.

3.2 ESTUDO DOS MECANISMOS DE TRAUMA E SUAS CONSEQUÊNCIAS FISIOPATOLÓGICAS

Descrição: Avaliar os mecanismos de trauma e suas consequências fisiopatológicas no processo de retorno do paciente as atividades laborais e auto cuidado.
Docentes envolvidos: André de Campos Duprat / Fernando de Andrade Quintanilha Ribeiro / José Cesar Assef / Sônia Maria Rolim Rosa Lima / Tercio De Campos.

4.1 ESTUDOS DOS ASPECTOS BIOPSICOSSOCIAIS, CLÍNICOS, BIOMOLECULARES, CIRÚRGICOS E SEXUALIDADE ENVOLVIDO EM SAÚDE DA MULHER
Descrição: Abrange os estudos que tangem os diversos aspectos da saúde da mulher visando promover o bem estar físico e mental dessa população.
Docentes envolvidos: Sônia Maria Rolim Rosa Lima / Vera Lúcia dos Santos Alves / Vilmar Marques de Oliveira.

Sobre o Curso

Perfil do aluno: Pessoas com  curso superior de diversas áreas de conhecimento e que possam interagir com a pesquisa para o desenvolvimento de especialidades médico-cirúrgicas.

Modalidade: Presencial

Periodicidade: De acordo com a programação de disciplinas oferecidas durante o programa.

Duração: 24 meses

Créditos para Titulação: 25 créditos

Processo Seletivo: Análise curricular e do projeto de pesquisa, em fluxo contínuo.

Informações Capes

Código CAPES: 33019010003P5

Área de Avaliação CAPES: MEDICINA III

Nota da CAPES: Mestrado Acadêmico : 3

Curso reconhecido de acordo com a Portaria MEC nº 609, de 14/3/2019 – DOU de 18/3/2019.

Disciplinas (grade)

Processo seletivo

As inscrições, o processo seletivo e as matrículas ocorrerão em fluxo contínuo de 22/01/2024 a 04/11/2024.

(11) 3367-7858 / 7869 / 7870 / 7750

pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br

Pesquisa em Cirurgia | Mestrado Acadêmico

Pós-graduação Stricto Sensu

Período de inscrição

22/01/2024 a 04/11/2024

Taxa de Inscrição

Mensalidade

Veja o edital para mais informações.

Prof. Dr. Fernando de Andrade Quintanilha Ribeiro

Acessar o Lattes