Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt

vem pra santa

Pós-graduação Stricto Sensu

Saúde Coletiva: Mestrado e Doutorado Acadêmicos

O programa busca desenvolver a capacidade do aluno para formular e conduzir pesquisas no campo da Saúde Coletiva visando contribuir para a produção de conhecimentos academicamente sólidos e socialmente relevantes na área, que possam ser aplicados à Política Nacional de Saúde, resultando em melhoria das condições de saúde da população.

Para o Mestrado, serão oferecidas 3 disciplinas obrigatórias (Fundamentos Teórico-Conceituais da Saúde Coletiva, Métodos de Investigação em Saúde Coletiva e Seminários de Pesquisa Orientada) e diversas optativas associadas a cada uma das linhas de pesquisa.

Já para o Doutorado, a definição das disciplinas será feita pelo aluno com seu orientador, não havendo, a princípio, a definição de disciplinas obrigatórias, exceto os Seminários de Pesquisa Orientada e Oficina de Redação de Artigos Científicos.

Processo Seletivo 2024 – Doutorado

As inscrições, o processo seletivo e as matrículas ocorrerão em sistema de fluxo contínuo no período de 22/01/2024 a 04/11/2024. Acesse essa página para mais informações

Processo Seletivo 2024 – Mestrado Acadêmico

As inscrições e a entrega dos documentos ocorrerão em sistema no período de 05/04/2024 a 06/06/2024. Acesse essa página para mais informações

  • Mestrado: 24 meses | Doutorado: 48 meses
  • Presencial

Áreas de Concentração – Linhas de Pesquisa

Áreas de Concentração/ Linhas de Pesquisa

O programa de Saúde Coletiva, nível Mestrado Acadêmico/ Doutorado, conta com uma Área de Concentração e quatro Linhas de Pesquisa.

Área de Concentração: CONDIÇÕES DE VIDA E SITUAÇÃO DE SAÚDE

Clique nas linhas de pesquisa (abaixo) para mais detalhes.

Descrição: Projetos que sob diferentes enfoques teórico conceituais tratam dos problemasde saúde e dos processos sociais que os determinam nas metrópoles. Processos como migração, moradores em situação de rua, transformações do mundo do trabalho, ambiente urbano, comportamentos sexuais e reprodutivos, discriminação, pobreza, exclusão social, saúde mental e outros são analisados tendo como referente suas repercussões sobre a saúde de diferentes grupos sociais que habitam a metrópole e as respostas sociais a esses problemas, no âmbito da política de saúde.

Docentes envolvidos: Cássio Silveira / José Tarcísio Penteado Buschinelli / Nivaldo Carneiro Junior / Rita de Cássia Barradas Barata / Maria Amelia de Sousa Mascena Veras / Renata Guedes Mourão Macedo / Karina Barros Calife Batista / Marta Campagnoni Andrade

Descrição: Projetos que tem como objeto o estudo das distribuições populacionais de doenças (transmissíveis, cardiovascular, câncer, mental) e agravos à saúde (violência e acidentes), seus determinantes sociais e, políticas e programas de controle em saúde coletiva.

Docentes envolvidos: José Cássio de Moraes / Marco Aurélio Palazzi Sáfadi / Maria Amelia de Sousa Mascena Veras / Rita de Cássia Barradas Barata / Ana Paula França

Descrição: Estudos analíticos e de avaliação das políticas públicas, programas e serviços no âmbito do SUS; análise do desempenho na gestão de prestadores públicos e privados de serviços de saúde; identificação e desenvolvimento de indicadores e instrumentos de melhoria da qualidade dos serviços; regionalização do sistema de saúde enfatizando as relações entre as esferas de governo, entre gestores e prestadores e entre o SUS e o sistema suplementar; modalidades de organização de serviços.

Docentes envolvidos: Danielle Bivanco de Lima/ Nelson Ibañez / Nivaldo Carneiro Junior / Oziris Simões / Paulo Artur Malvasi / Karina Barros Calife Batista / Marta Campagnoni Andrade.

Descrição: Projetos que analisam diferentes aspectos de formação, distribuição, mercado de trabalho, processo de trabalho, perfis e expectativas profissionais, motivos para escolha profissional, satisfação com o trabalho, rotatividade e outros relacionados aos profissionais de saúde.

Docentes envolvidos: Danielle Bivanco de Lima / Patrícia Martins Montanari/ Pollyana Oliveira Lira.

Sobre o Curso

Perfil do aluno: Diplomados em cursos de graduação em nível superior.

Modalidade: Presencial

Periodicidade: As disciplinas e as atividades do curso ocorrem às quintas-feiras à tarde; às sextas-feiras (manhã e tarde) e, eventualmente, aos sábados.

Duração: Mestrado: 24 meses, Doutorado: 48 meses.

Créditos para Titulação: Mestrado: 25 créditos / Doutorado: 12 créditos / Doutorado Direto: 30 créditos.

Processo Seletivo:

  • Mestrado Acadêmico: prova de múltipla escolha, dissertação, análise de curriculum e entrevista.
  • Doutorado: análise de currículo e do mérito científico do projeto de pesquisa (elaborado em conjunto com o orientador), que serão analisados pelo Conselho do Programa.

Informações Capes

Código CAPES: 33019010014P7

Área de Avaliação CAPES: SAÚDE COLETIVA

Nota da CAPES: Mestrado Acadêmico – Nota 4/ Doutorado – Nota 4

Curso reconhecido de acordo com a Portaria MEC nº 609, de 14/3/2019 – DOU de 18/3/2019.

 

Disciplinas (grade)

Processo seletivo - Doutorado e Mestrado

As inscrições, o processo seletivo e as matrículas para o Doutorado ocorrerão em fluxo contínuo de 22/01/2024 a 04/11/2024. Já para o Mestrado, as inscrições e a entrega dos documentos ocorrerão de 05/04/2024 a 06/06/2024

Telefone

(11) 3367-7858 / 7869 / 7870 / 7750

pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br

Saúde Coletiva: Mestrado e Doutorado Acadêmicos

Pós-graduação Stricto Sensu

Modalidade

Presencial

Duração

Doutorado: 48 meses.

Mestrado: 24 meses.

Período de inscrição

Doutorado: 22/01/2024 a 04/11/2024

Mestrado: 05/04 a 06/06/2024

Taxa de Inscrição (Mestrado e Doutorado)

R$ 100,00

Investimento (Mestrado e Doutorado)

R$ 840,00

Veja o edital do Doutorado para mais informações.

Veja o edital do Mestrado para mais informações.

Coordenação

Prof.ª Dra. Maria Amélia de Sousa Mascena Veras

Prof.ª Dra. Maria Amélia de Sousa Mascena Veras

Coordenação

Acessar o Lattes
Profa. Dra. Patricia Martins Montanari

Profa. Dra. Patricia Martins Montanari

Vice-Coordenação

Acessar o Lattes