4/2/2020

Metabolômica é uma tecnologia emergente e promissora Curso da FCM/Santa Casa sobre o tema está com inscrições abertas

A metabolômica é uma tecnologia que representa uma verdadeira quebra de paradigma no modo de se fazer a abordagem de qualquer agravo à saúde. Isso porque, por meio de análise pós-genômica, os metabólitos podem expressar o fenótipo bioquímico do indivíduo, permitindo a médicos e nutricionistas saber, com maior precisão, o que de fato está acontecendo no corpo do paciente naquele momento.

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) oferece o curso de Pós-Graduação Lato Sensu “Medicina Ômica: Metabolômica e Microbioma” justamente nesse contexto em que a Metabolômica é uma abordagem emergente e promissora das chamadas tecnologias ômicas, sendo usada para atender os mecanismos biológicos em estados fisiológicos ou mesmo patológicos.

A metabolômica faz parte das chamadas Ciências Ômicas, que vêm se desenvolvendo rapidamente a partir dos anos 90, junto com a genômica (genes), a transcriptômica (mRNA), a proteômica (proteínas) e a lipidômica (gorduras). Entretanto, difere delas por avaliar globalmente os metabólitos de um sistema (célula, tecido ou organismo).

Dessa forma, pode ser empregada não somente na compreensão da fisiologia normal, mas especialmente no melhor entendimento das alterações metabólicas envolvidas na etiologia das doenças.

Isso torna a metabolômica uma ferramenta fundamental no diagnóstico e no prognóstico de doenças, bem como no tratamento, pois a análise e a quantificação dos metabólitos permite compreender a relação causa-efeito de diversas intervenções sobre o paciente e, com isso, individualizar o tratamento de modo bastante preciso.

A Coordenação geral é do Prof. Dr. Irineu Massaia, com a Coordenação Técnica do  Prof.  Titular Dr. José Mendes Aldrighi e dos Professores Doutores Edson Guimarães Lo Turco e Marcelo Mimica.

Informações e inscrições: http://fcmsantacasasp.edu.br/medicina-omica-metabolomica-e-microbioma/

Imagem: William Crochot – http://www.ornl.gov/sci/techresources/Human_Genome/primer_pic.shtml, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=36425663