09/10/2018

Ensaio fotográfico realça a recuperação da autoestima por mulheres com câncer de mama Exposição com fotos de pacientes da Santa Casa permanece no Hospital até 19 de outubro

Exposição foi inaugurada com um dia de beleza (maquiagem para pacientes e comunidade) e oficina de artesanato. Clique na imagem para ver todas as fotos

Quem passa pelos famosos arcos do Hospital Central da Santa Casa de São Paulo tem a oportunidade de ver uma exposição que transmite, com imagens e palavras, superação, positividade, autoestima e esperança.  Trata-se de um ensaio fotográfico realizado com 14 mulheres que são pacientes do Serviço de Mastologia do Hospital, onde lutam ou lutaram contra o câncer de mama.

Denominada Mulheres no Espelho, a intervenção artística pretende conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama para um tratamento menos agressivo e com maior possibilidade de cura.  A detecção da doença em suas fases iniciais acontece por meio de uma atitude simples e de responsabilidade da própria mulher: o autoexame das mamas. Além desta ação, o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde recomendam a realização do exame de mamografia de rastreamento (quando não há sinais e sintomas) a cada dois anos por mulheres acima de 50 anos.

A exibição de mulheres que enfrentaram ou enfrentam a doença, com os seus desafios físicos e psicológicos, foi idealizada pelo Instituto Viver Hoje, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que visa oferecer informações e conscientizar as pessoas da necessidade de assumirem uma atitude mais ativa em relação à sua saúde.

Esta é a terceira edição do ensaio fotográfico, que foi realizado no Jardim Anália Franco, na zona leste da capital paulista.  A iniciativa contou com a parceria do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia e do voluntariado da Santa Casa; de profissionais das áreas de moda, maquiagem e fotografia; além de empresas de maquiagem.

Inaugurada no dia 8 de outubro, a exposição permanecerá na Santa Casa até o dia 19, como parte da variada programação preparada pelo Hospital para a Campanha Outubro Rosa. O ensaio também pode ser conferido na linha 4 – Amarela – do Metrô de São Paulo (até janeiro de 2019), no Shopping Boulevard Tatuapé (São Paulo) e na Universidade Cruzeiro do Sul – campus Anália Franco. As fotos também podem ser apreciadas no interior de São Paulo, nas cidades de Cajamar (Anhanguera Park Shopping), Itu (Plaza Shopping) e Salto, e no Maranhão, no município de Mirinzal.

Programação da Santa Casa para o Outubro Rosa 2018

Desde o início do mês, a Santa Casa oferece à comunidade atividades informativas, de conscientização e de recuperação da autoestima de mulheres em tratamento contra o câncer. A programação foi organizada pela Profa. Dra. Marineide de Carvalho, coordenadora da Oncologia Clínica do Hospital e docente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Santa Casa de SP, juntamente com a psicóloga Rita de Cássia Boni Zanolo, responsável pelo Centro Integrado de Humanização (CIH) da Santa Casa.

No dia 2 de outubro, o programa foi apresentado a professores, estudantes, funcionários e pacientes, em evento na capela Nossa Senhora da Misericórdia, que fica dentro do complexo hospitalar. Além de Dra. Marineide e Rita, falaram aos presentes o Prof. Dr. Francisco Rinaldi e o Prof. Dr. Vilmar Marques de Oliveira, ambos médicos do Serviço de Mastologia do Hospital e docentes da FCM/Santa Casa.  Também participaram da cerimônia integrantes do Projeto Mais Vida, um dos grupos de voluntários que atuam em parceria com o CIH da Santa Casa. A solenidade foi encerrada com uma apresentação do Coral Canta Santa, formado por estudantes, professores e funcionários do Hospital e da Faculdade.

Conheça e participe do programa da Santa Casa para a Campanha Outubro Rosa 2018, que inclui ações educativas, culturais e lúdicas, além de ciclo de palestras. Acesse: http://www.fcmsantacasasp.edu.br/acoes-do-outubro-rosa

Para saber mais:

Informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca) sobre o Outubro Rosa

Ensaio Mulheres no Espelho 2018

Outubro Rosa no Metrô – Site Radar Feminino

Entrevista com a Profa. Dra. Marineide Carvalho, oncologista clínica da Santa Casa de São Paulo – Site do Instituto Viver Hoje

Projeto Mais Vida Voluntariado