27/8/2018

Perda da audição com a idade Por José Eduardo Lutaif Dolci

Uma pergunta muito comum é se costuma ser normal perder a audição depois de uma certa idade. Assim como ocorre com a visão e com a pele, existe um processo de envelhecimento na audição. A partir dos 40/50 anos, inicia-se um processo de perda auditiva, que depende de uma característica familiar e da exposição em lugares de ruídos.

Esses são os dois pilares que resultam em maior ou menor perda auditiva com o passar do tempo. Quanto à genética, existem famílias em que os indivíduos, aos 70/80 anos, mantêm uma audição razoavelmente boa. Já, em outras, pessoas com 50 anos já têm uma perda e, aos 60, já usam aparelho auditivo. Em relação à  exposição inadequada ao som, seja no trabalho ou na vida pessoal, pode acarretar uma perda ainda maior.

É natural, portanto, que todos tenhamos um processo de envelhecimento da audição, seja por questões genéticas ou ambientais.

José Eduardo Lutaif Dolci é Professor Titular de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Contato: jose.dolci@fcmsantacasasp.edu.br