13/07/2018

Pesquisador de universidade espanhola visita FCM/Santa Casa.

José Ignacio Pichardo Galán, Professor Assistente Doutor do Departamento de Antropologia Social da Universidade Complutense de Madri, esteve, dia 12 de julho, em visita à Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Foi realizada reunião com a Profa. Dra. Maria Amélia Veras, Coordenadora Geral do NUDHES – Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Saúde da População LGBT da instituição, e José Luís Gomez Gonzalez Júnior, que integra o Núcleo e é Doutorando em Saúde Coletiva na FCMSCSP. A viagem do pesquisador ao Brasil é financiada pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Gonzalez Júnior realizará nesta ano viagem à Espanha para aprofundar suas pesquisas no doutorado, com supervisão do docente espanhol.

Na ocasião, Galán relatou brevemente sua experiência como docente em Estudos de Gênero Interdisciplinares, bem como nos graus de Antropologia e Psicologia Social e Cultural. Seus focos de atenção são questões de parentesco, família, sexualidade, gênero e interculturalidade. “Realizei publiquei pesquisas sobre diversidade sexual; mulheres lésbicas e direitos humanos; sobre famílias formadas por gays e lésbicas e, principalmente, sobre a situação de adolescentes gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros em ambientes educacionais”, comentou, explicando como essas questões são tratadas de maneira diferente nas várias regiões administrativas da Espanha.

José Luís Gomez Gonzalez Júnior, por sua vez, realizou seu mestrado em Estudos das Mulheres e de Gênero pelo programa da União Europeia Erasmus Mundus GEMMA, com dupla titulação pela Universidad de Oviedo, Espanha, e Central European University, Hungria (2012). Atualmente Bolsista CAPES para realização de Doutorado, foi Bolsista da European Commission, órgão executivo da União Europeia, para realização do Mestrado (2012), desenvolve suas pesquisas na área de Psicologia, Estudos de Gênero, LGBT, Transexualidade, Orientação Sexual, Identidades de Gênero, DST, HIV/AIDS, Masculinidades, Saúde Coletiva. “A oportunidade de integrar pesquisas de ordem quantitativa e de ordem qualitativa é uma das possibilidades dessa minha próxima viagem á Espanha”, comentou Gonzalez Júnior.