11/12/2018

Pós-Graduação em Medicina do Trabalho Em 2019, o curso apresenta novo horário e uma nova disciplina

O curso de Pós-Graduação em Medicina do Trabalho pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo é acreditado pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT).  O objetivo é formar médicos que pretendam atuar nessa especialidade, em empresas, em sindicatos de empregadores ou de trabalhadores e em órgãos públicos, tais como Centros de Referência de Saúde dos Trabalhadores, Ministério do Trabalho e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As inscrições vão até 7 de fevereiro e o valor da taxa é de R$ 200.

Em 2019, o curso apresenta novidades, como novo horário, com aulas às segundas e terças-feiras, e uma nova disciplina: Gestão em Segurança e Saúde do Trabalhador.

O público-alvo é de graduados em Medicina, recém-formados que pretendem iniciar na especialidade e médicos de outra especialidade à procura de mudança de área. O curso, com carga horária total de 1.920 horas e duração de 18 meses, é presencial e oferece 30 vagas, tendo como critérios de seleção entrevista e análise curricular. As aulas teóricas ocorrem segunda e terça-feira,  das 18h50 às 22h10, com aulas práticas e atividades complementares duas a três quartas-feiras por mês no período noturno, incluindo provas, atividade prática monitorada, orientação de monografia. Há visitas às empresas duas vezes por semestre (8 h às 17 h).

O programa tem o objetivo de dar formação especializada em medicina do trabalho, a qual é exigida pela Norma Regulamentadora 4 (portaria nº 3.214 de 8 de junho de 1978) para o médico do trabalho que fará parte do dimensionamento do Serviço especializado em engenharia de segurança e medicina do trabalho (SESMT).

A coordenação geral é de José Tarcísio Penteado Buschinelli; a vice-coordenação, de Flávia Souza e Silva de Almeida; e a coordenação de César Blasenbauer, César Pata, Fernanda Netto, Jefferson Benedito Pires de Freitas, Michele Nusbaum e Debora Tomita Watanabe.

Informações e inscrições: http://www.fcmsantacasasp.edu.br/medicina-do-trabalho/