26/4/2019

Professor de curso de especialização lança álbum de canções “A Casa Pelada” Acesse gratuitamente

Professor do Curso de Especialização “Psicopatologia e Saúde Pública” da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, David Calderoni fez, 25 de abril, o lançamento digital de A Casa Pelada, seu novo álbum de canções.

Acesse aqui.

Leia o depoimento sobre a obra do consagrado músico, linguista e professor universitário Luiz Tatit:

“O disco me pareceu muito bom. Tem algo de experimental muito bem dosado com conteúdos sensíveis. Você consegue fazer melodias imprevisíveis muito bem conectadas com as letras (ex.: as descendências profundas em alguns versos de Casa Pelada). Em Mundos e fundos, o refrão que inicia com “Taj Mahal” me parece muito forte! Algumas experiências de troca de acento na prosódia de algumas canções acabam soando bem, o que não é comum (ex. “Pegaso” em Canção para Theo, aliás, bela marcha). O uso de palavras de outros universos de discurso (“plurissingularize”, p/ ex.) também não é prática banal. As canções dedicadas às crianças (filhos? netos?) são todas muito boas, parecem refundar um futuro ainda tão imprevisível e por fazer… Que eu me lembre, há apenas um samba (acho que Notícias de Leonardo), uma marcha e, no geral, você inventa também os gêneros. Tudo muito rico! Parabéns por mais um disco depois de encerrar a era do disco. Gosto dessa insistência, tanto que até o Rumo acaba de fazer novo Álbum. E assim vamos que vamos!”

Sobre David Calderoni
Cursou graduação em Filosofia na Universidade de São Paulo nos anos 1978 e 1979, possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado (1994) e doutorado (2001) pelo Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da Universidade de São Paulo e pós-doutorado pelo Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de São Paulo. É membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae em São Paulo e do Grupo de Estudos Espinosanos do Departamento de Filosofia, Ciências Humanas e Letras da Universidade de São Paulo. É um dos idealizadores e professores do Curso de Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP, ministrando a disciplina Espinosa contra Aristóteles: ciência do universal e ciência do singular na psicopatologia da psicose infantil e do autismo. É autor de Enviajando (Via Lettera, 2004), Vagalumzzz (Livraria, 2005) e Zórtex (Singular, 2012, no prelo), livros de poesia. Produziu com suas canções os CDs Viação (1998), Regeneração (2004) e Onde a pele da alma é fina (2012). Lançando em 2011 a canção Mim (já vertida para o Tupi e o Francês), inaugurou o Projeto Transcriando : a música como invenção democrática transculturante [cf. vimeo.com/davidcalderoni]. Atua principalmente em: psicopatologia, psicologia, psicanálise, saúde pública, invenções democráticas e ciência do singular. Contato: www.davidcalderoni.art.br