24/1/2019

Programa Expedições Científicas e Assistenciais da FCM/Santa Casa ocorre de 24 a 29/1 em Araraquara, SP Ação estimula o compromisso com o atendimento integral à saúde e a responsabilidade social dos alunos

Programa Expedições Científicas e Assistenciais (PECA) da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) realiza suas atividades de 24 a 29 de janeiro de 2019 na cidade de Araraquara, interior paulista.

Trata-se de um programa de extensão universitária que estimula o compromisso com o atendimento integral à saúde do paciente e a responsabilidade social dos alunos dos cursos de Graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia da Instituição. Por meio de contato com a realidade socioeconômica e cultural da região visitada, os alunos têm a oportunidade de observar as influências dos fatores regionais e da organização familiar e social no universo do paciente.

Durante o PECA, os estudantes têm contato com o ambiente multidisciplinar de atendimento integral ao paciente, contando com a participação de diversos profissionais de saúde em busca do melhor atendimento possível à população local. Esse ambiente facilita a identificação dos agravos de saúde dos indivíduos, permitindo a orientação sobre condutas preventivas e até mesmo o tratamento de algumas doenças. Com essa forma de atendimento, estimula-se, também, o aprendizado dos estudantes de uma forma prática e dinâmica.

Os acadêmicos participantes cedem gentilmente uma semana de suas férias de janeiro para tornar o PECA uma realidade e passam previamente por um curso introdutório a fim de estarem preparados para a dinâmica dos atendimentos e ter conhecimento prévio das doenças mais prevalentes na região.

A cada expedição, todos os envolvidos nessa iniciativa retornam com novas experiências, conhecimentos e com a sensação de que mais uma vez o objetivo foi cumprido.

Informações: thut.victor@gmail.com