18/10/2019

Quantas horas o brasileiro precisa trabalhar para pagar curso superior? FCM/Santa Casa é considerada a melhor instituição privada para os cursos de Medicina

A pressão social para a escolha de uma graduação e em qual faculdade prestar vestibular é sempre uma fase difícil. Tendo em vista que  a época de exames para ingresso em cursos superiores em 2020 já começou, o Cuponation, plataforma de descontos online, reuniu dados das opções mais procuradas e das melhores faculdades de cada um deles para sabermos quantas horas uma pessoa tem que trabalhar por dia para pagar a mensalidade da graduação.

O Mapa do Ensino Superior, levantamento do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), revelou uma lista dos vinte cursos mais procurados em 2019. Neste ano, temos como os 5 primeiros Direito, Medicina, Psicologia, Administração e Enfermagem, respectivamente.

Pesquisando sobre quais faculdades disponibilizam o melhor ensino de cada área das formações, o Cuponation registrou, com base no Ranking da Folha de São Paulo do ano passado, que a Faculdade Getúlio Vargas é a melhor para os cursos de Direito e Administração, seguida pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo para Medicina, a Pontifícia Universidade Católica para Psicologia e a Universidade Paulista para o curso de Enfermagem. Veja a lista das universidades que oferecem o melhor ensino de acordo com a lista da Semesp no infográfico interativo do Cuponation.

Sabendo das mensalidades de cada curso e do salário médio do brasileiro (R$2.500/IBGE), o Cuponation levantou quantas horas uma pessoa teria que trabalhar por dia para conseguir pagar cada mensalidade dos cursos nessas respectivas instituições.

Na pesquisa, foi calculado que para o curso de Direito uma pessoa teria que prestar serviço de 17 horas e 41 minutos por dia. Caso o candidato seja do curso de Medicina, o tempo diário necessário para o pagamento da mensalidade seria de 19 horas e 55 minutos.

Reportagem completa aqui.