30/07/2018

Sangramento de nariz em crianças.

O sangramento nasal em crianças é muito frequente, especialmente nos meses de outono/inverno. Na maioria das vezes, é benigno, embora assuste as famílias e as próprios pequenos pacientes.

Costuma ser provocado por pequenos vasinhos que temos na região interior do septo nasal. Acontece pela mucosa ressecada ou por pequenos traumas. Em algumas crianças isso é mais frequente do que em outras porque os vasos, às vezes, são mais superficiais e maiores.

A maneira de resolver isso é muito simples. Basta pegar um algodãozinho, colocar no nariz e comprimir com delicadeza durante 3 a 5 minutos e está resolvido o problema. Não precisa de força ou balançar a cabeça da criança para a frente e para atrás, o que a leva engolir sangue.

É uma maneira simples de resolver o sangramento. Se acontecer com muita frequência, procure um otorrinolaringologista, que fará uma cauterização para resolver o problema.

José Eduardo Lutaif Dolci é Professor Titular de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Contato: jose.dolci@fcmsantacasasp.edu.br