18/9/2019

Ressuscitação cardiopulmonar para leigos é destaque de ação gratuita na Santa Casa de São Paulo Será dia 27/9/2019, das 8 h às 12 h

Em 27 de setembro, a Santa Casa de São Paulo e a Liga de Cardiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), com apoio da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), realizam atividade aberta ao público e gratuita, das 8 h às 12 h, no Hospital Central, sede da instituição. Além de medir a pressão arterial de quem passar pelo local, serão feitos testes rápidos bioquímicos (point of care), orientações sobre fatores de riscos cardiovasculares, palestras e treinamentos em Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) para leigos, com bonecos recicláveis, feitos a partir de uma garrafa PET e uma camiseta usada, seguindo orientações do Dr. Agnaldo Píscopo, diretor do Centro de Treinamento em Emergências da Socesp.

O coordenador da Liga de Cardiologia da FCMSCSP, Dr. Rogério Krakauer, que atua também como Segundo Secretário da Regional ABCDM da Socesp, explica que a importância do evento é, principalmente, conscientizar a população sobre os riscos das doenças cardiovasculares. “Vamos fornecer informações sobre a seriedade de se tratar esses problemas, principalmente os assintomáticos, como Hipertensão Arterial Sistêmica, e ensinar a massagem de RCP de qualidade para leigos”, afirma o especialista.

Além do Dr. Krakauer, participarão da atividade o Dr. Ronaldo Rosa, diretor de serviços médicos da Santa Casa de São Paulo e coordenador do Centro de Memórias da Socesp, e o Dr. Renato Alves, membro da entidade e chefe da área de Cardiologia da SantaCasa de São Paulo. A instituição e a Liga de Cardiologia realizam a organização do evento com auxílio das ligas de Clínica Médica, DM e Endocrinologia da FCMSCSP. A ação ocorrerá simultaneamente no saguão central, em frente à capela, e nos anfiteatros Emílio Athiè e Paulo Ayrosa.

Reportagem completa.