Mestrado Profissional Saúde da Comunicação Humana

Processo seletivo 2019/2º Semestre

  • Inscrições e Entrega de Documentos: 18/6/2018 (a partir das 9 h)  a 26/7/2019. Taxa de Inscrição: R$ 300. O curso é gratuito e; e os alunos selecionados serão isentos do pagamento de matrículas e mensalidades escolares.

1ª Etapa (eliminatória): Prova Escrita – 29/7/2019 às 9 h.

2ª Etapa: Entrevistas – 5 a 9/8/2019.

Resultado final: 16/8/2019, no Portal FCMSCSP.

Matrículas: 19/8/2019

Início das aulas: 22/8/2019

Edital

Entrega de documentação e informações:

Secretaria de Pós-graduação

Rua Dr. Cesário Motta Junior, 61, 3º andar
Tel. (11) 3367-7858 – das 9 h às 16 h

Sobre o curso

Curso reconhecido de acordo com a Portaria MEC nº 609, de 14/3/2019 – DOU de 18/3/2019.

O Mestrado Profissional em Saúde da Comunicação Humana da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo justifica-se pela necessidade de preparar profissionais para aprimorar e desenvolver serviços que incorporam inovação tecnológica, com habilidades e competências reflexivas, a partir da produção de conhecimento na área da comunicação humana e seus processos, que sejam capazes de utilizar evidências e metodologias investigativas científicas.

Há uma forte demanda da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pelo desenvolvimento de programas de Mestrado Profissional que qualifiquem os profissionais do mercado. A Santa Casa de São Paulo é uma instituição privilegiada para acolher este mestrado profissional da FCMSCSP em função de sua tradição e características assistenciais em seus diversos equipamentos de saúde, com ambientes favoráveis para formação, capacitação e pesquisa na área.

Objetivos

O Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Comunicação Humana tem como objetivos principais preparar profissionais de saúde e de educação para a utilização da investigação científica como ferramenta no aprimoramento do trabalho; e qualificá-los para desenvolver e conhecer métodos e técnicas inovadoras com aplicabilidade em equipamentos de saúde e educação, na perspectiva da prevenção, aprimoramento e tratamento nas áreas que envolvam a comunicação humana.

O curso se propõe a capacitar profissionais para atuar em instituições ligadas às áreas da Saúde e da Educação e qualificá-los para:

  • o exercício da prática avançada e transformadora de procedimentos, visando atender a demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho;
  • transferir conhecimento para a sociedade, com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local;
  • promover a articulação integrada da formação profissional, visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas e geração; e
  • aplicação de processos de inovação apropriados na área da comunicação humana.

Desse modo, o programa foi constituído buscando estabelecer uma clara distinção entre a formação profissional especializada e o mestrado profissional. Para dar conta desta distinção fundamental entre as duas modalidades de formação, a proposta do programa privilegia conteúdos interdisciplinares e atividades instrumentais e metodológicas.

Público-alvo

O programa está desenhado para fonoaudiólogos e outros profissionais interessados nos processos e distúrbios da comunicação humana.

Período e periodicidade

O tempo de integralização do curso será de no mínimo 18 e no máximo 24 meses, incluindo-se neste período, disciplinas obrigatórias e optativas, e atividades orientadas de pesquisa para elaboração do trabalho de conclusão de curso. As disciplinas e as atividades do curso ocorrem às quintas-feiras à tarde; às sextas-feiras (manhã e tarde) e, eventualmente, aos sábados.

Linhas de pesquisa

Linhas de PesquisaPesquisadores
Avaliação de resultados na intervenção nos distúrbios da comunicaçãoAlessandra Spada Durante; Katia de Almeida; Margarita Aparecida Bernal; Milton Luiz Gorzoni; Rosane Lowenthal; Sandra Cristina Fonseca Pires
Avaliação e prevenção nos distúrbios da audiçãoAlessandra Spada Durante; Byanka Cagnacci Buzo; Elisiane Crestani de Miranda Gonsalez; Osmar Mesquita de Sousa Neto
Prevenção e diagnóstico nos distúrbios de fala e linguagemAdriana Limongeli Gurgueira; Amália Rodrigues; Ana Luiza Pereira Gomes Pinto Navas; Marina Martins Pereira Padovani; Noemi Takiuchi

Disciplinas

DisciplinaResponsávelCréditos
Aplicação de Modelos de Intervenção em Comunicação HumanaNoemi Takiuchi08
BioestatísticaPaulo Carrara de Castro04
Comunicação CientíficaAna Luiza Pereira Gomes Pinto Navas03
Comunicação Humana na Saúde e EducaçãoNoemi Takiuchi03
Fisiopatologia da Audição e dos Processos da Comunicação HumanaCarla Andrea Tieppo04
Metodologias em Pesquisa CientíficaKatia de Almeida05
Modelos e Métodos de Investigação em AudiçãoAlessandra Spada Durante05
Modelos e Métodos de Investigação em Fala e LinguagemAdriana Limongeli Gurgueira05
Políticas e Práticas em Saúde e EducaçãoPaulo Eduardo Damasceno Melo03
Prática baseada em EvidênciasKatia de Almeida03
Recursos Tecnológicos na Reabilitação em AudiçãoMargarita Aparecida Bernal Wieselberg/ Elisiane Crestani de Miranda Gonsalez04
Recursos Tecnológicos na Reabilitação em Fala e LinguagemSandra Cristina Fonseca Pires04
Seminários Temáticos IAna Luiza Pereira Gomes Pinto Navas04
Seminários Temáticos IIPaulo Eduardo Damasceno Melo04
Tecnologia da Informação e Comunicação, em Saúde e EducaçãoLuiz Henrique Amaral03

Dissertações

Trabalhos defendidos em 2019
NomeTítuloOrientadorAno
Edson MendesPastores evangélicos: autoavaliação, cuidados e sintomas vocaisMarina Martins Pereira Padovani2019
Mariana Pinheiro Silva Brigatto SperlingResposta da prótese auditiva e índice de inteligibilidade de fala em adultos usuários de amplificaçãoKatia de Almeida2019
Lara Lopez BarbosaLimitação em atividades de vida diária e qualidade de vida em adultos usuários de Implante CoclearKatia de Almeida2019
Trabalhos defendidos em 2018
Trabalhos defendidos em 2017
NomeTítuloOrientadorAno
Kelly Silva VianaCaracterização do desconforto aos sons em deficientes auditivos adultos pós-linguais adaptados com implante coclearProf. Dr. Osmar Mesquita de Sousa Neto2017
Lyvia Christina Camarotto Battiston Rodrigues SatoProtocolo clínico para Serviços de Saúde Auditivo – SUSProf.ª Dra. Katia de Almeida2017
Patricia Teixeira Menniti PenniniAplicação do speech, spatial and qualities of Hearing Scale na avaliação do benefício em usuários de prótese auditivaProf.ª Dra. Katia de Almeida2017
Vinicius de Oliveira Mendes LimaEfeitos da ativação de rebaixamento de frequências em usuários de próteses auditivasProf.ª Dra. Katia de Almeida2017
Susan Karla dos SantosMaterial informativo para auxílio da pessoa com deficiência auditiva em sua busca por inclusão no mercado de trabalhoProf. Dr. Osmar Mesquita de Sousa Neto2017
Cristina Moraes do NascimentoEmissões Otoacústicas Produto de Distorção Pressurizadas em Neonatos Expostos ao Fumo Passivo Intra-ÚteroProfa. Dra. Alessandra
Spada Durante
2017
Cleiton Carvalho FortesProtótipo de um aplicativo para reabilitação vestibular baseado em realidade virtualElisiane Crestani de Miranda Gonsalez2017
Danilo Euclides FernandesO efeito das próteses auditivas na cognição, atenção e memória de pacientes idososProfa. Dra. Katia de Almeida2017
Claudia Maria de OliveiraA influência do uso de estratégias baseadas em conhecimentos neurocientíficos no ensino de língua inglesa para brasileiros adultoProf.ª Dra. Carla Andrea Tieppo2017
Gabriela Lolli TeneseProtocolo de rastreio para risco de alterações na deglutição e nas funções orais para bebês com Síndrome de DownProf.ª Dra. Sandra Cristina Fonseca Pires2017
Cristiane AngeliniInstrumento de vigilância do desenvolvimento de linguagem para crianças de 12 a 36 meses – Estudo PilotoProf.ª Dra. Adriana Limongeli Gurgueira2017
Anderson Alves da Silva PereiraA efetividade de um material educacional para orientação e aconselhamento de adultos usuários de próteses auditivasProf.ª Dra. Katia de Almeida2017
Trabalhos defendidos em 2016
Trabalhos defendidos em 2015
NomeTítuloOrientadorAno
Ana Paula Gastão OrlandinProtocolo de avaliação da  compreensão oral e da leitura na dificuldade de oralidadeSandra Cristina Fonseca Pires2015
Angela dos Santos CostaEducação em saúde: programa de promoção da saúde auditiva no contexto escolarAlessandra Spada Durante2015
Camila Rodrigues Barboza de AndradeProtótipo do material didático – terapêutico para estimulação de habilidades semânticas Amalia Rodrigues2015
Érica de Cássia FerrazRecomendações para publicação científica em Saúde da Comunicação HumanaAna Luiza Pereira Gomes Pinto Navas2015
Juliana Rodrigues dos Santos RamosApoio educacional a jovens e adultos com Distúrbios Específicos de Aprendizagem e / ou Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade no Ensino Superior Ana Luiza Pereira Gomes Pinto Navas2015
Liliane Resende LavianoApresentação de um programa de formação de professores de educação infantil em desenvolvimento de linguagemNoemi Takiuchi2015
Luciana de Araújo MachadoDesenvolvimento de um manual instrutitvo de uso do treinamento auditivo computadorizado eArenaMargarita Aparecida Bernal Wieselberg2015
Maria Isilda Mielotti CarafiziAvaliação da Narrativa em Crianças com desenvolvimento típico, por meio do The Edmonton Narrative Norms Instruments adaptadoAdriana Limongeli Gurgueira2015
Milena Yoko NakamuraElaboração de um material educacional para orientação e aconselhamento de idosos candidatos ao uso de próteses auditivas Katia de Almeida
2015
Rosemeire Oliveira Resende LavianoCantando e brincando com a linguagem oral: Recursos para o trabalho com crianças na primeira infância Noemi Takiuchi 2015
Paula LavaissieriCuidados vocais: protótipo de aplicativo para dispositivos móveisProf. Dr. Paulo Eduardo Damasceno Melo2015

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Atendimento

(11) 3367-7858

pos.graduacao@fcmsantacasasp.edu.br

Coordenação

Prof.ª Dra. Katia de Almeida