16/10/2019

Enfermagem da FCM/Santa Casa promove ações de saúde e cidadania para a pessoa idosa Alunos e professores discutem o tema em evento e realizam consultas, avaliações e orientações aos idosos

Fotos disponíveis para download no Flickr da FCM/Santa Casa de SP

Os cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Santa Casa de São Paulo desenvolvem, periodicamente, atividades de extensão voltadas ao cuidado do público idoso. Sob a coordenação da Profa. Ms. Rosemeire dos Santos Vieira, os estudantes atuam na promoção da saúde e, também, da cidadania das pessoas idosas.

“Para alcançar bons resultados em relação à saúde, é preciso considerar a integralidade do cuidado, envolvendo profissionais de diferentes áreas e toda a rede pública de serviços”, destaca a docente.  “É preciso pensar nas questões sociais, culturais, educacionais, possibilitando a participação ativa do idoso em sua comunidade, com produtividade e autonomia em suas decisões”, completa.

Em sintonia com a formação humanista preconizada pela FCM/Santa Casa de SP, os alunos da Enfermagem realizam não somente intervenções práticas, mas também organizam encontros multiprofissionais que visam ao aprendizado e discussão de temas relevantes para o envelhecimento digno. Nesta terça-feira, 15, as duas ações educativas foram combinadas no evento Promoção da Saúde da Pessoa Idosa – Desafios da Atualidade.

Pela manhã, foram debatidos, na Faculdade, os temas: a família e o abandono da pessoa idosa; seguridade social e políticas públicas para o idoso; assistência social e saúde do idoso. Para as palestras e rodas de conversa, foram convidados o psicólogo Angelo Santos Almeida, que trabalha com pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social; o médico Nivaldo Carneiro Jr., professor da FCM/Santa Casa e da Faculdade de Medicina do ABC; e as assistentes sociais Luci Mary dos Santos e Maria Francisca Pereira Dantas, ambas membros do Coletivo Envelhecer.

No período da tarde, os alunos do Curso de Especialização em Enfermagem em Gerontologia e Geriatria, com apoio da Liga de Enfermagem em Envelhecimento Ativo e Saúde do Idoso (LEEASI), atenderam à comunidade do Centro de Acolhida Especial para Idosos (CAEI) São João, na região central da capital paulista. Esta foi a terceira visita do ano ao local, com atividades de educação, avaliação e encaminhamento de idosos às Unidades Básicas de Saúde do município. Saiba mais.

Em continuidade ao trabalho desenvolvido, os estudantes e professores da Enfermagem da FCM/ Santa Casa participarão, nesta quinta, sexta e sábado (17, 18 e 19), da 18ª Feira da Cidadania da Pessoa Idosa da Capital, na Praça do Patriarca, centro de São Paulo.

Vanessa Krunfli Haddad