14/06/2019

FCM/Santa Casa sedia simpósio sobre oncologia ortopédica Casos clínicos foram apresentados por equipes dos mais importantes centros de ensino, pesquisa e assistência do país

Powered by flickr embed.

O Simpósio Interinstitucional de Oncologia Ortopédica reuniu, em 14 de junho, na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Santa Casa de São Paulo, estudantes, médicos e profissionais da saúde das áreas de ortopedia, oncologia, radiologia, radioterapia e fisioterapia. O objetivo foi a atualização e aprendizado por meio da discussão de casos clínicos apresentados por equipes especializadas dos mais importantes centros de ensino, pesquisa e assistência do país.

Durante todo o dia, cirurgiões, patologistas, radiologistas, oncologistas e radioterapeutas detalharam casos raros e difíceis de pacientes adultos e pediátricos que vivenciaram em sua prática, possibilitando à plateia participar de debates sobre diagnóstico e decisões terapêuticas. Também houve uma mesa-redonda sobre fisioterapia em oncologia ortopédica.

O evento foi organizado pela FCM/Santa Casa de São Paulo; Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP – Pavilhão Fernandinho Simonsen); Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Instituto de Ortopedia (IOt) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica (ABOO).

O Simpósio foi encerrado com uma palestra sobre o “Estado da Arte no Tratamento do Osteossarcoma”, proferida pelo professor Antonio Sérgio Petrilli, titular do Departamento de Pediatria da Unifesp e cofundador do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graacc). O especialista ressaltou em sua explanação a importância de os médicos estudarem e valorizarem a pesquisa na área da genética, considerada por ele o futuro do tratamento oncológico. “É um novo mundo. Com o estudo da genética, poderão ser desenvolvidos medicamentos para tratar casos específicos”.

O Simpósio Interinstitucional de Oncologia Ortopédica foi coordenado pelo professor Eduardo Sadao, adjunto da FCM/Santa Casa e chefe do Grupo de Oncologia Ortopédica da ISCMSP.