26/8/2019

Tecnologia na Medicina: o que muda no ensino e na prática Diretor do Curso de Medicina da FCMSCSP é entrevistado

A tecnologia na Medicina vem gerando transformações que impactam tanto o ensino dos futuros médicos quanto a prática da profissão.

Seja nas novas descobertas, no aprimoramento dos medicamentos ou até mesmo na evolução de técnicas de aprendizado e de acompanhamento dos pacientes com a prevenção e o tratamento de doenças, a área vem passando por diversos avanços tecnológicos.

Esse progresso também pode ser percebido com a explosão no uso e na pesquisa em áreas como inteligência artificial, realidade virtual e aumentada que estão sendo aplicadas para aperfeiçoar o trabalho médico e a experiência do paciente.

A inteligência artificial, por exemplo, já tem desempenhado papel importante em exames, sendo utilizada no diagnóstico por imagem e tornado o processo mais rápido e preciso e menos invasivo. “A tecnologia está entrando todos os dias na realidade médica. Acho que a próxima etapa da revolução industrial 4.0 na Medicina vai envolver algumas aplicações para a inteligência artificial. Acredito que a primeira área em que isso vai ser aplicado vai ser no diagnóstico por imagem”, adianta Carlos Alberto Malheiros, professor e diretor do Curso de Medicinada da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Leia reportagem completa aqui.