24/4/2020

Tire as suas dúvidas sobre a COVID – 19 Entrevista com o Dr. Marco Aurelio Sáfadi, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Nesta entrevista (acesse aqui), o infectologista e pediatra Marco Aurélio Sáfadi, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, responde a algumas perguntas:

Como surgiu este vírus? As teorias conspiratórias que falam de ter sido produzido em laboratório são fundamentadas?

Como está a situação da pandemia no Brasil e no mundo? Qual a letalidade deste vírus?

Alguns médicos têm dito que a COVID-19 é apenas uma gripe igual ou mais leve que influenza. O senhor acha que as medidas de isolamento social são exageradas?

Quais são os verdadeiros grupos de risco?

O que já aprendemos sobre a transmissão deste vírus?

Quais as características da doença em adultos e em crianças?

Quais exames estão disponíveis? O que são os testes rápidos, sorológicos ou de detecção do vírus?

Quem teve a doença está imune?

Há algum tratamento que já podemos considerar efetivo?

Até chegarem as vacinas, o que vai acontecer? Quando teremos nossa vida de volta à normalidade?

Sobre o Prof. Dr. Marco Aurélio Sáfadi:
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1985), residência médica em Pediatria pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (1989), aperfeiçoamento em Infectologia Pediátrica, Mestrado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (1997) e Doutorado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 2011. Títulos de especialista em Pediatria e Infectologia Pediátrica conferidos pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Atualmente, é o Diretor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Revisor de alguns periódicos (Lancet Infectious Diseases, Clinical Infectious Diseases, Vaccine, Expert Review of Vaccines, BMC Infectious Diseases, Human Vaccines and Immunotherapeutics, Jornal de Pediatria, Revista Paulista de Pediatria, International Journal of Infectious Diseases, Revista Panamericana de Salud Pública/Pan American Journal of Public Health, Journal of Infection, PLOs One, Pediatric Infectious Disease Journal, Memorias do Instituto Oswaldo Cruz e Revista Pan-Amazônica de Saúde ). Coordenador do Serviço de Infectologia Pediátrica do Hospital Infantil Sabará; Presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, Presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade de Pediatria de São Paulo, Membro do Comitê Científico da Sociedade Mundial de Infectologia Pediátrica (WSPID) e Representante da Sociedade Latino-Americana de Infectologia Pediátrica no Comitê de Doenças Infecciosas, Academia Americana de Pediatria (AAP ? Red Book) de 2011 a 2015; Em 2019 foi nomeado Membro do SAGE Working group on Meningococcal Vaccination da Organização Mundial da Saúde (OMS). Prof Sáfadi é membro do corpo editorial do Jornal de Pediatria (JPed), BMC Pneumonia e do Journal of the Pediatric Infectious Diseases Society (JPIDS). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria e Doenças Infecciosas, atuando principalmente nos seguintes temas: Emergência Pediátrica, infecções adquiridas na comunidade, Meningites, Infecções Respiratórias, HPV, arboviroses, Toxoplasmose congênita, Gastroenterites e Imunizações. Informações Plataforma Lattes aqui.