11/9/2018

Trabalho de alunos e professores da Medicina/Santa Casa é premiado no Congresso Paulista de Cirurgia Tema é ‘Manejo Emergencial de Mordeduras Caninas: uma revisão sistemática’

Trabalho desenvolvido por alunos e professores do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo obteve Menção Honrosa na Categoria Tema Livre Oral, no Congresso Paulista de Cirurgia (XXI Assembleia Cirúrgica do CBC – SP) com a pesquisa ‘Manejo Emergencial de Mordeduras Caninas: uma revisão sistemática’. Os autores são Matheus Eizo Ocampo,  aluno do 5º ano; Ligia Diniz Pereira Andriolo, do 2º ano; e Matthias Matthony Weinstock, Tércio De Campos e Paulo Roberto Corsi, professores do curso.

O evento ocorreu entre 31 de agosto e 1º de setembro no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, SP. O tradicional Congresso congregou cirurgiões do Estado de São Paulo e de Estados vizinhos, firmando-se como importante fórum de discussão dos atuais problemas enfrentados pelo Cirurgião Geral. Houve ainda programação específica para alunos de Medicina e Residentes de Cirurgia apresentarem pesquisas.

No evento foram discutidos os temas que orientam as atividades do Cirurgião Geral, como novos protocolos e condutas no atendimento ao paciente politraumatizado, recentes inovações no tratamento das hérnias da parede abdominal, uso da tecnologia e das redes sociais no dia-a-dia do cirurgião, sistematização do tratamento das afecções oncológicas e urgências cirúrgicas abdominais, entre outros.

Diante da complexidade das relações entre os cirurgiões e o mercado de trabalho, o evento discutiu também medidas para auxiliar a prática diária dos cirurgiões, garantindo qualidade e segurança ao paciente. A implementação de protocolos baseados na análise crítica da literatura e a adoção de sistematização no atendimento foram fatores apontados como essenciais para levar à melhoria dos resultados da prática cirúrgica.

Mais informações sobre o evento: https://congressopaulistacbc.com.br/