Uso de álcool: sinais precoces Por Guilherme Messas

Compartilhar :

Um assunto muito importante quando se fala de uso de álcool é detectar sinais precoces que mostrem que a pessoa está com problemas no consumo. Como o seu uso é muito natural no cotidiano da população, acabamos nos descuidando quando começam a aparecer evidências de que o uso social começa a se tornar dependência.

Quais são esses sinais? Um deles é a mudança de comportamento. Quando a pessoa se torna mais irritada e varia muito de humor, precisamos perguntar se está tendo um uso de álcool muito intenso ou se passou a alterar a quantidade do consumo. Estar sempre atento é essencial!

A observação do rendimento profissional e intelectual precisa ser levada em conta. Quando alguém começa a atrasar e a faltar no trabalho com frequência e traz as mais variadas desculpas, é importante investigar o que está acontecendo. Não é raro que que o uso abusivo de álcool esteja levando à perda da produtividade.

No ambiente educacional, se o jovem que antes estudava regularmente começa a piorar as notas, pode ser que o problema esteja no uso de álcool. Quanto mais precocemente formos capazes de descobrir o uso progressivo de álcool, mais chance temos de evitar consequências piores depois. A prevenção no início dos problemas de álcool é fundamental. É algo que toda família e todo médico precisam saber e praticar!

Guilherme Messas, psiquiatra especialista em Álcool e Drogas, é Professor e Coordenador do Programa de Duplo Diagnóstico em Álcool e Outras Drogas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Contato:  gmessas@gmail.com

78 visualizações

Compartilhar :